Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PENA, JARDEL E JANKAUSKAS: por onde andam estes caramelos?

Decidi investigar onde andavam três avançados que passaram pelo meu clube há uns anitos: Pena, Jardel e Jankauskas.
Aqui fica o resultado, para quem for curioso e quiser ler:


PENA (jogou no F.C.P. entre 2000 e 2002)

Lembram-se de Renivaldo Pereira de Jesus? Melhor: recorda-se de Pena, avançado do FC Porto entre 2000 e 2002 e que se sagrou melhor marcador da Liga 2000/01? Pois bem, aos 34 anos o atleta ainda anda pelos relvados e criou um conceito: o jogador--dirigente.

O site brasileiro GloboEsporte, que conta a história, chama-lhe "jogador-cartola". "Voltei para a equipa da minha cidade [o Serrano, da Baía]. Peguei no clube junto com investidores, sou director e jogador", contou o futebolista, que regressa aos relvados após ter feito um ano sabático, para recuperar os seus negócios.

"Parei um tempo para arrumar a minha vida. Deixei as coisas nas mãos de algumas pessoas que agiram de má-fé... Por isso, preferi deixar a bola e voltar à minha terra, para virar administrador", explicou o jogador, dono de investimentos imobiliários em Vitória da Conquista (Baía).

Agora, Pena garante que recuperou "o gosto" pelo futebol e tem objectivos ambiciosos para o Serrano. "Queremos subir à primeira divisão baiana e revelar jogadores. O projecto é subir em dois anos", refere o futebolista, que já somou quatro golos nos seis jogos que fez esta época.

De resto, foi de golos que se fez a história de Pena em Portugal - pelo menos, na primeira época pelo FC Porto, quando sucedeu a Jardel e se sagrou o melhor marcador da Liga, com 22 golos. "O meu auge foi no FC Porto. Fui muito feliz lá, tive grande popularidade e até hoje sou tratado com muito carinho em Portugal", reconhece o avançado. Após deixar os dragões, o avançado foi cedido sucessivamente a Estrasburgo (França), Sp. Braga e Marítimo, mas em 2006 acabou por retornar ao Brasil.

Pena revela ter recebido convites do Chipre, depois de ter voltado aos relvados, mas não mostra interesse. Agora é um "jogador-cartola".


JARDEL (jogou no F.C.P. entre 1996 e 2000)

Mário Jardel foi um jogador que passou por clubes como Vasco da Gama, Sporting , Porto , Galatasaray, Bolton, Beira Mar e outros... Foi em Portugal que deixou a sua marca e também na europa. Deixou uma marca muito positiva ao sair do banco num jogo contra o Milan e conseguiu dar a vitória por 3-2 no estádio de San Siro.

Foi também no Porto que Jardel conseguiu alcançar os maiores exitos da sua carreira. Venceu a Supertaça Cândido de Oliveira na época 1996/97, tricampeão português nas épocas 1996/97, 1997/98, 1998/99 e vencedor da Taça de Portugal em 1997/98 e 1999/00. Foi 4 vezes melhor marcador do campeonato.

Foi bota de prata em 1997, e bota de ouro em 1999, e bota de bronze em 2000.

No verão de 2000 Mário Jardel transferiu-se para o Galatasaray marcando 24 golos em 22 partidas levando o clube turco a ficar em segundo lugar no campeonato. Ganhou também a Supertaça Europeia ao Real Madrid marcando o golo da vitória. Devido a problemas de adaptação Jardel apenas ficou uma época no clube turco.
Jogou no Sporting Clube de Portugal de 2001 a 2003, onde foi Campeão, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido Oliveira em 2001. Marcou 42 golos em 30 jogos na temporada 2001/02 sendo novamente bota de ouro.
Pelo facto de jogar em Portugal um campeonato não muito reconhecido na Europa alguma imprensa desportiva não lhe reconhecia o devido valor, e por isso ficava a ideia de que Super Mário era um jogador de qualidade um pouco acima da média apesar de marcar inúmeros golos todas as épocas.
No ano seguinte especulou-se muito acerca da transferência de Jardel para um clube dos grandes de Espanha, nunca chegando a se concretizar. Jardel começou a desmotivar-se, perdendo a performance a que tinha habituado os portugueses, começou a ter problemas pessoais e foi-se perdendo em vícios.
Em 2003 transferiu-se para o Bolton Wanderers, de Inglaterra onde jogou sete partidas. Ainda em 2003 foi emprestado ao Ancona da Itália onde jogou apenas quatro partidas não convencendo os técnicos da equipa italiana devido à sua preparação física.
Chegou a ser emprestado ao Palmeiras mas nunca jogou um jogo.

Em Julho de 2004, transferiu-se para o Newell’s Old Boys da Argentina onde jogou três partidas e foi campeão do Torneio Abertura.
Em 2005 foi para o Deportivo Alavés, lider da série B da Espanha, mas não chegou a jogar pois ainda possuía contrato com o Newell´s até 30 de Junho, abandonando o clube espanhol no final de Fevereiro do mesmo ano.
No dia 20 de Agosto de 2005 o Nancy, lanterna do Campeonato Francês com quatro derrotas em quatro jogos, anunciou o interesse na contratação do atacante. Jardel chegou a treinar três dias com o pequeno clube francês mas em 30 de Agosto de 2005 foi anunciada a contratação do ponta-de-lança pelo Ankaraspor, da Turquia. Porém Jardel atrasou-se para viajar a Turquia e a equipa turca não conseguiu inscrever o atacante a tempo.
Em Setembro de 2005 Jardel foi contratado pelo Goiás do Brasil por três meses, contrato esse que poderia ser extendido por mais um ano.
Em de Julho de 2006 Mário Jardel foi apresentado como reforço do Sport Clube Beira-Mar para a época de 2006-2007 da Primeira Liga Portuguesa.
Transferiu-se em Janeiro de 2007 para o clube Anorthosis Famagusta FC do Chipre. O clube cipriota que contratou Jardel terminou a época de 2006/2007 no terceiro lugar do campeonato.
Em Agosto de 2007 assinou pelo Newcastle United Jets, um clube australiano, permanecendo lá apenas 4 meses até ser dispensado pelo fraco rendimento.
O que entristece nesta história é que Mário Jardel se tivesse tido cabeça e bom acompanhamento, por parte daqueles que o acompanhavam poderia figurar na história do futebol mundial como um dos melhores goleadores de sempre. Uma vez que isso não aconteceu apenas em Portugal é que ele será relembrado como o melhor de sempre.


JANKAUSKAS (jogou no F.C.P. entre 2002 e 2004)

Lembra-se de Edgaras Jankauskas? O ponta-de-lança lituano, que em Portugal representou Benfica e F.C. Porto, conquistando pelos dragões a Taça UEFA e a Liga dos Campeões , vai prosseguir a carreira no futebol norte-americano, tendo assinado com o New England Revolution, da MLS.

Ao longo de 18 temporadas no futebol europeu, o avançado, de 34 anos, representou, entre outros clubes, a Real Sociedad (Espanha) e o FC Brugge (Bélgica), além do Hearts (Escócia), tendo jogado 54 vezes pela selecção do seu país.

«Estamos muito felizes por contratar Edgaras», afirmou o vice-presidente do clube, Michael Burns: «É um jogador com grande experiência internacional e um goleador com créditos firmados, capaz de segurar bem a bola. Esperamos que se encaixe bem na nossa equipa», frisou.

2 comentários: