"A extinção em massa mais conhecida é a de 65 milhões de anos atrás, onde pouco mais que 70% das espécies foram extintas, sendo os dinossauros os mais conhecidos. A causa foi um grande cometa/asteróide que embateu na Terra.
A extinção em massa mais forte foi a de 250 milhões de anos atrás, que matou cerca de 95% das espécies terrestres. Não se sabe a causa certa.
Ao todo, nos últimos 600 milhões de anos houve 6 extinções em massa (se incluirmos a actual, e que é provocada pelo Homem).
Descobriu-se agora que existiu outra extinção em massa há 260 milhões de anos, que teve como causa principal uma gigantesca erupção de um super-vulcão no Sudoeste da China.
“A erupção libertou meio milhão de quilómetros cúbicos de lava, o suficiente para cobrir uma área superior à de Portugal e lançou para a atmosfera grandes quantidades de dióxido sulfúrico.”
Além de toda a lava que cobriu grande parte do solo e matou toda uma variedade de espécies de animais, a erupção muito provavelmente levou a uma “cobertura atmosférica” de cinza que não deixava os raios solares entrarem, levando a um declínio acentuado da temperatura terrestre.
Por sua vez, isto levou a que muitos animais morressem devido ao frio, enquanto as plantas que precisam do Sol morreram devido à sua falta, levando ao extermínio de muitas espécies herbívoras, e de canívoros que se alimentavam desses herbívoros."
Como agora uma ultima curiosidade, quem dominou o planeta após essa extinção em Massa foram os... Porcos!
" Scientists from Leeds University have discovered that the world was ruled by pig-like creatures for a million years.
The Age of the Porcine occurred around 260 million years ago - when the creatures called lystrosaurs were the few survivors of a mass extinction.
Nearly 95 pct of the living species were destroyed by a series of volcanic eruptions leaving behind pigs in a golden age of no predators.
They had Earths abundant plant-life all to themselves.
We can only speculate on how lystrosaurs survived while the rest died. Perhaps its ability to burrow and hibernate protected it from the worst periods, The Sun quoted Professor Paul Wignall of Leeds University, as saying
The remarkable thing about the lystrosaurs was their size.
Nothing else that big seems to have got through the destruction - and that is why they were able to dominate Earth for so long. They fed and spread.
We think there were billions of them. Their fossils are everywhere, he added
Lystrosaurs were similar in size to modern pigs, with snouts and small tusks for rooting around in vegetation."
Bem, Carteiristas a dominar o planeta é que não!!!
ResponderEliminarÉ um antepassado dele...
ResponderEliminar