Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de outubro de 2009

Mourinho e o "poder da oratória"...

Depois de aqui terem sido mostradas frases emblemáticas de jogadores e ex-jogadores, de treinadores e ex-treinadores e de comentadores e ex-comentadores de futebol, ficam agora aqui os mais célebres duelos verbais que um dos melhores treinadores de futebol da actualidade (José "Lo Specialle" Mourinho), teve ao longo destes últimos anos:

ENQUADRAMENTO:
No dia seguinte ao empate a uma bola do Chelsea (na altura, treinado por Mourinho) no Estádio do Dragão com o F.C. Porto, para a Liga dos Campeões, Jaime Pacheco, na época treinador do Boavista, na antevisão do Académica-Boavista, decidiu "picar" o "Special One"...:
J. PACHECO- "Nunca irei jogar como o Chelsea, que estacionou o autocarro no Dragão".
J. MOURINHO- "O Jaime Pacheco só tem um neurónio e mesmo esse trabalha mal."
J. PACHECO- "Ele pode ter muitos títulos, muito dinheiro, mas a julgar por uma fotografia que vi hoje, parece ser uma pessoa doente..."

ENQUADRAMENTO:
No jogo com o Barcelona, em Camp Nou, na Champions de 2004/05, Mourinho acusou o treinador Frank Rijkaard de, ao intervalo, entrar na cabina do árbitro Anders Frisk.
Nada ficou provado, mas a pressão do caso antecipou a reforma de Frisk e deu início a uma guerra verbal entre José e Johann Cruyff, treinador do conhecido "Dream Team" do Barcelona do início da década de 90:
CRUYFF- "Se ele quiser, posso ensiná-lo a fazer a sua equipa praticar um futebol bonito..."
MOURINHO- "Talvez ele também me possa ensinar como perder uma final por 4-0 (alusão à goleada sofrida pelo Barcelona de Cruyff ante o AC Milan de Capello, na final da Champions de 1993/94)..."

ENQUADRAMENTO:
O italiano Claudio Ranieri nunca esqueceu a desfeita de ter sido trocado pelo português no Chelsea e "pica-o" sempre que pode:
RANIERI- "Não tenho problemas com as derrotas porque, ao contrário de Mourinho, sei perder."
MOURINHO- "Essa mentalidade explica porque é que, com quase 70 anos, nunca venceu títulos importantes. Está a precisar de mudar de ideias, mas talvez seja demasiado velho para isso."

ENQUADRAMENTO:
Outubro de 2005: Mourinho versus Arséne Wenger (treinador do Arsenal):
WENGER- "Os últimos resultados parecem demonstrar que o Chelsea está a baixar de forma."
JOSÉ- "Ele fala, fala, fala sobre o Chelsea. Penso que é uma daquelas pessoas que gostam de ver os outros, um voyeur! Daqueles que, quando estão em casa, têm um grande telescópio para ver o que acontece nas outras famílias."

Deixo aqui estes exemplos (poderia, seguramente, colocar muitos mais!), mas estejam atentos porque, Mourinho continua a coleccionar inimigos a cada dia que passa e, "duelos de palavras" como estes, vão continuar a acontecer nos próximos tempos...

5 comentários:

  1. "Duelo" com o Pacheco foi bastante engraçado. Pena depois o ter deixado sem resposta, mas respondeu no campo, coisa que o Pacheco, ultimamente, não tem feito...
    Também gostei das respostas ao Cruyff e ao Ranieri, especialmente a este último.

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas tu basicamente só metes de forma a que o Mourinho tem a ultima palavra ou manda a boca mais forte... mas olha que ele tambem diz dispates, como por exemplo aquela do Muntari... ou a melhor de todas, quando sabia que tinha grande proposta do Chlesea onde ia ganhar milhões e "forçou" a saido do Porto com a famosa frase: "Em portugal ninguem gosta de mim", "Senhor presidente, deixe me sair!" não me digas que como grande portista achas te bem tambem essa frase do grande especial...

    ResponderEliminar
  3. Tal como tinha feito com o Manuel Machado, optei mais pelo humor e, sendo que o post é, basicamente sobre o Mourinho, escolhi o que ele disse de mais engraçado.
    Agora, é óbvio que nem tudo o que ele diz é cómico, mas estas frases são!

    ResponderEliminar
  4. pá ele é o "Special One" e mais nada!

    ResponderEliminar
  5. Como grande portista, tenho saudades do "Especial 1"...

    ResponderEliminar