Número total de visualizações de páginas

sábado, 9 de janeiro de 2010

Cientísta calcula o PI



No último dia de 2009, Fabrice Bellard reclamou um novo recorde na matemática ao estimar 2,7 biliões de dígitos que compõem o Pi, apenas com um desktop.
Com o novo processo, o cientista francês acrescentou 123 mil milhões de dígitos ao anterior recordista nos cálculos do Pi, que também tinha recorrido a computadores para estimar a célebre divisão do perímetro de um círculo pelo respectivo diâmetro.

O anterior recorde era detido por investigadores da Universidade de Tsukuba, do Japão, mas Bellard lembra que os dois recordistas usaram ferramentas diferentes: enquanto a universidade japonesa recorreu a um supercomputador, Bellard apenas usou um desktop.

Portanto, não é de admirar que os dois projectos apresentem diferenças. No Japão, o Pi com 2,6 biliões de dígitos foi estimado após 29 horas de processamento ininterruptas; para acrescentar 123 mil milhões de dígitos ao anterior recorde, o computador de Bellard necessitou de 131 dias.

Segundo a BBC, o Pi apurado por Bellard ocupa mais de 1TB de memória.

A um ritmo de um dígito por segundo, a leitura do Pi recordista deverá demorar 49 mil anos a ser concluída.

Apesar já ter 2,7 biliões dígitos, o cálculo do Pi ainda não chegou ao fim (trata-se de um número com casas decimais infinitas).

Mais do que o Pi, Bellard diz estar mais interessado nos algoritmos que permitiram estimar o número para eventuais aplicações noutras áreas.

Em breve, o investigador deverá distribuir a aplicação.

in: http://aeiou.exameinformatica.pt/cientista-calcula-27-bilioes-de-digitos-do-pi-com-um-desktop=f1004550

3 comentários:

  1. queria ver o Vai-me á Loja a fazer calculos destes!

    ResponderEliminar
  2. Pá primeiro o tal homem não fez nada de especial, o pi nunca será completamente calculado por ser um numero irracional... agora poder saber o maximo de casas possiveis... nem vejo grande interesse! segundo, o Vai me a loja com um pc a trabalhar por ele fazia isso... ah ah ah

    ResponderEliminar
  3. sim mas como vês este tipo conseguiu superar o numéro de casas decimais descoberto até agora no PI! portanto merece mérito só por isso!

    ResponderEliminar