Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Publicidade "sexista"

O exército austríaco com vista a angariar novos jovens para as forças armadas, fez um anúncio publicitário (entretanto banido) por ser considerado ofensivo para o sexo feminino e até ter sido alvo de chacota e acusações ditas "sexistas". Para além disto, são ainda acusados de plágio, uma vez que o dito anúncio é muito parecido com um mais antigo do exército ucraniano, que fez algo semelhante!

«Entre sexy e sexismo, a fronteira é ténue», comentou a revista alemã Der Spiegel depois de ter visionado o novo anúncio do exército austríaco. O objectivo era atrair mais jovens para a carreira militar, uma opção cada vez menos popular no país da Europa Central, mas o filme apenas atraiu críticas e gargalhadas.

A ideia do anúncio é simples. Um homem tenta persuadir um grupo de mulheres jovens e bem parecidas a entrar no seu BMW para um pequeno passeio. Momentos depois, os planos do engatatão são frustrados pela chegada de um Panzer austríaco.

«Querem dar uma volta?», pergunta um soldado. Perante o entusiasmo das raparigas, o militar lança o desafio: «então juntem-se ao exército austríaco, e já podem andar de tanque». O anúncio termina com as jovens a correrem atrás do veículo, numa cena digna do Benny Hill.

E há ainda a sugestão de plágio. A semelhanças são óbvias entre o anúncio austríaco e aquele que o exército ucraniano realizou três anos anos antes - e onde um soldado chega a chamar «estúpida» a uma das raparigas.

Ficam aqui então os ditos anúncios:

O recente do exército Austríaco


O mais antigo do exército Ucraniano

2 comentários:

  1. bem uma clara estupidez mas enfim... pensavam que quê todas as mulheres iam meter-se no exército é? Para dar umas voltinhas no tanque? a Rachel McAdams que não se deixe enganar! isto é publicidade enganosa!

    ResponderEliminar
  2. Pa, lá comico isto é... ah ah ah... e sem duvida semelhante!

    ResponderEliminar