Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Eixo da terra deslocado por sismo do Chile

De acordo com um estudo publicado pelo Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, o sismo do Chile, de magnitude 8,8 na escala de Richter terá provocado um deslocamento de cerca de 8 centímetros no eixo da terra, tornando os dias mais curtos em cerca de 1,26 milionésimos de segundo.
A conclusão foi obtida através de um modelo informático, desenvolvido no laboratório da NASA, e de acordo com a mesma fonte estas alterações não são inéditas, acontecendo quando ocorrem grandes deslocações de massa no planeta, fazendo com que a Terra gire mais rapidamente, uma vez que parte da massa do planeta aproxima-se do eixo do globo. Parte da massa da Terra foi redistribuído na vertical, o que causou a alteração no eixo sobre o qual a massa da Terra é equilibrada.
No passado, o terremoto de magnitude 9,1 em 2004 que gerou o tsunami no Oceano Índico, encurtou a duração dos dias de 6,8 microssegundos, podendo também verificar-se um aumento dos dias, por exemplo, se o reservatório de Três Gargantas, na China foram preenchidos, seriam aprisionados 40 quilómetros cúbicos de água, que provocariam um deslocamento da massa, aumentando o dia em 0,06 microssegundos.

2 comentários:

  1. eu realmente li esta notícia, mas li também que um laboratório qualquer europeu que monitoriza estas coisas disse que estas declarações foram falsas e que não houve nenhuma alteração causada pelo sismo! Resta saber quem terá razão! mas realmente foi um abalo fortíssimo! ainda bem que aqui não há destes problemas... aqui no norte entenda-se!

    ResponderEliminar
  2. Tal como a noticia diz, é normal que sempre que haja tremores desta magnitude, o eixo da terra se mova... ainda assim, nada de significativo, fica pela informação!

    ResponderEliminar