Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Polémica nos Óscares 2010



VS.






Pois é a edição deste ano da cerimónia de entrega dos Óscares ainda não começou, mas a polémica sim, tudo em torno das declarações proferidas pelo produtor francês de "The Hurt Locker", Nicolas Chartier, filme nomeado para várias categorias!

Tudo porque ao que parece, o dito senhor, decidiu puxar a brasa à sua sardinha e apelar ao favoritismo pelo seu filme, em detrimento de outro sério candidato, "Avatar". Claro que a Academia não achou piada, e decidiu afastar o produtor da cerimónia de entrega das Estatuetas, apesar de Nicolas manter a sua nomeação!

Ao que parece, o óscar de melhor filme é entregue ao Produtor do mesmo, mas caso o prémio vá para "The Hurt Locker", Nicolas receberá a estatueta numa data posterior, pois está impedido de estar presente na cerimónia a realizar-se já no próximo domingo!

Nicolas Chartier é um dos líderes da empresa de produção norte-americana Voltage, que produziu "The Hurt Locker".

A sanção da Academia das Artes e das Ciências do cinema, que organiza os Óscares desde 1929, surge na sequência do envio por parte do produtor, na semana passada, de uma mensagem de correio electrónico para os membros da Academia.

Na mensagem, o produtor pediu aos eleitores para recompensarem o seu "filme independente" e não "uma longa-metragem de 500 milhões de dólares".

Esta referência evidente a "Avatar", o filme de grande orçamento de James Cameron, é uma infracção manifesta ao regulamento dos Óscares, que proíbe formalmente os candidatos de "emitir uma opinião negativa ou desagradável sobre os filmes em competição", precisou a Academia.

Face às reacções provocadas pela sua mensagem, Nicolas Chartier publicou um mea culpa em que qualificou o seu apelo como "inoportuno e estúpido".

"A minha mensagem foi deslocada e fora do espírito de celebração do cinema que supõe esta entrega de prémios", reconheceu.

"Foi um erro maior ainda, pessoal e profissional, pedir-vos para votar no meu filme e fazer comentários sobre outro", sublinhou o produtor francês.

"A minha ingenuidade, a minha ignorância das regras e a minha completa estupidez, enquanto nomeado pela primeira vez, não justificam o meu comportamento, que lamento profundamente", acrescentou.

3 comentários:

  1. bem está aberta a guerra, mas muito feio o que o Sr. fez! São dois excelentes filmes, mas apelar ao voto do próprio filme em detrimento do outro é egoísta e impróprio!
    Claro que os envolvidos nas respectivas películas, gostariam de ver os seus filmes premiados, mas também com batotice não!
    Gostos à parte que ganhe o melhor, apesar de na minha opinião, pela inovação, o favoritismo recai em Avatar, que provavelmente irá ganhar!

    ResponderEliminar
  2. Entre um e outro, "The hurt locker".

    ResponderEliminar
  3. Pelo que a noticia diz, foi porco, teve o que merece...

    ResponderEliminar