A Red Bull Air Race que estava marcada para Setembro, no Porto e em Vila Nova de Gaia, foi cancelada "por motivos económico- financeiros". A prova iria decorrer no rio Douro entre a ponte da Arrábida e a ponte de Luís I.
A realização da prova deste ano foi acordada após a polémica que se instalou com a transferência das corridas aéreas para Lisboa. Após as negociações, ficou acertado que a Red Bull seria organizada alternadamente no Porto (anos pares) e Lisboa (anos ímpares). Ou seja, para o ano os aviões deverão estar na capital.A Red Bull Air Race confirmou o cancelamento da prova, devido ao "inesperado atraso no processo que tinha como objectivo alcançar um novo acordo para o destino da corrida".
"A organização considera que se esgotou a margem de tempo necessária para colocar de pé um evento desta complexidade, dimensão e qualidade - características a que se habituaram, ao longo dos anos, os incontáveis fãs que a modalidade conta em Portugal", afirmou em comunicado.
Ainda assim, a organização da Red Bull Air Race considera que "o processo negocial e de apoio à iniciativa com o Turismo de Portugal e as cidades associadas de Lisboa, do Porto e de Gaia" decorreu "de forma positiva".
Esta proposta conjunta previa, nos próximos quatro anos, a alternância da corrida entre o Norte e o Sul do país, sendo que este ano, a 4 e 5 de Setembro, a prova iria realizar-se no Norte.
Esta seria a quarta edição da prova no Porto e em Gaia. Nos anos anteriores, a Red Bull Air Race atraiu milhões de pessoas às margens do Douro.
Sinceramente nunca fui um grande fâ mas sei que em Portugal o evento começou a crescer no meio Português, e todas estas confusões e cancelamentos poderá ser um retrocesso em termos de popularidade,e que nada ajuda nem para a corrida em si nem para os fãs da modalidade...
ResponderEliminarse formos a ver, isto até poderá ter alguma razão de ser, não deve ficar barato colocar um evento destes de pé... e no fim de contas, a entrada "é livre" portanto, têm que arranjar meios monetários de alguma maneira... quanto ao acordo entre "Norte e Sul", acho que foi encontrada uma boa solução, anos pares num lado, ímpares no outro! Assim nem fica Lisboa a chorar, nem o Porto a rir, e vice-versa! Mas pronto este ano ser cancelada foi de facto, um retrocesso! mas pro ano se calhar bem, já cá andam os aviões no ar!
ResponderEliminarSim, mas de certeza absoluta que não é a primeira vez que a organização negoceia nem aqui nem noutros sítios, e sempre se terá dado bem... o que aqui à é uma clara vontade de deixar o Porto para ir para Lisboa e arranjou se esta desculpa... este consenso que se arranjou de corridas sequencialmente no Porto e Lisboa foi o acordo possível, dado que o objectivo a médio Prazo é deixar o Porto, e portanto, estes gajos são uns PORCOS!!!
ResponderEliminar