Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Descoberto o comprimido da vida eterna?

Uma equipa de investigadores americanos descobriu que o Rapamycin, um medicamento também conhecido por Sirolimus usado em tratamentos pós-transplante, para prevenir a rejeição do novo órgão, tem os efeitos reais de uma fonte da juventude em ratinhos. Segundo um estudo publicado hoje no site da "Nature", a esperança média de vida do rato, que em regra vive dois a três anos, aumenta 14% mesmo quando só começa a tomar o medicamento a meio da vida.
Até aqui, os investigadores só tinham conseguido retardar o envelhecimento em vermes e moscas, o que faz dos 2000 ratinhos envolvidos na experiência os primeiros mamíferos a experimentar o milagre da vida prolongada.
Dificuldades em formular o tipo de alimentação adequado à experiência fez com que os trabalhos só começassem quando os ratinhos tinham 20 meses de vida, o equivalente aos 60 anos nos humanos. Os resultados mostraram que em alguns casos, os machos viram a sua vida prolongada em 28% e as fêmeas em 38%.
Apesar do sucesso da investigação, que partiu do conhecimento de que o medicamento actuava sobre uma via celular responsável pelos efeitos de dietas com baixas calorias no envelhecimento, David Harrison, investigador num nos laboratórios envolvidos, sublinha que ainda é cedo para pensar em aplicações em humanos. "Eu não faria isto comigo nem encorajo ninguém a fazê-lo neste momento".
Perceber o efeito exacto do medicamento e em que dose deve ser administrado são algumas das incógnitas. A dosagem normal do Rapamycin fica entre 2 a 5 miligramas por dia, valor muito inferior à quantidade dada aos ratinhos - 2,24 miligramas por quilo, todos os dias. O facto de do medicamento tornar o sistema imunitário mais vulnerável é outro aspecto a ter em conta.

3 comentários:

  1. Bem, não sendo ainda certo, acho que é do interesse comum que esta possibilidade se torne verdade... Sem duvida algo que temos de estar sempre atentos! Já do tempo do Rei Artur que sempre sonhou de algum tipo de vida eterna, uma fonte da juventude... Talvez um dia a Ciência consiga derrubar esta barreira!

    ResponderEliminar
  2. lol e viver tanto tempo para quê? um gajo a partir dos 50 só começa a ter problemas lol! mas claro, uma vida ampla e saudável, e se possível, com mais uns anos em cima, seria o ideal... vamos lá ver quando isto passa à prática!

    ResponderEliminar
  3. Pa, se aos 50 queres ir à tua vida tudo bem, eu cá quanto mais viver, melhor! eh eh eh

    ResponderEliminar