Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Filme da Semana: "Rec 2" (análise)






1 comentário:

  1. Atrevemo-nos a voltar? Definitivamente!

    "Atreves-te a voltar?" - é a pergunta que nos impõem o cartaz desta muito bem sucedida sequela do original de 2007 - Rec. E, sem dúvida, que esta sequela não desilude e são 85 minutos de puro terror!
    O original Rec, revelou-se um enorme sucesso e um dos mais bem sucedidos filmes de terror de todos os tempos! A história, era simples... uma jovem jornalista espanhola, acompanhada do seu cameraman, acompanham uma noite rotineira, num quartel de bombeiros, para seu programa noticioso. Mas, infelizmente, esta noite iria ser tudo, menos rotineira!
    A equipa de bombeiros é chamada a atender uma emergência num bloco de apartamentos, posto de quarentena, devido a libertação de um estranho virus. O que se segue, é uma pura dose de terror, à medida que a nossa equipa dá de caras com seres zombies, infectados com o virus, tentando desesperadamente sobreviver, enquanto é tudo registado em "directo" na câmara do nosso repórter!
    Rec 2, arranca imediatamente onde o original ficou, mas desta vez, somos apresentados a uma equipa SWAT, destacada para o fatídico prédio, para tentar saber o que aconteceu com a pobre equipa de bombeiros. A acompanhar estes homens, segue o Dr. Owen, um médico destacado do Ministério da Saúde, para averiguar a real ameaça do vírus. O filme segue o estilo "documentário" do primeiro, e a acção é-nos mostrada na primeira pessoa, dando uma enorme sensação de realismo ao que se passa à nossa volta. Além disso, cada um dos membros da equipa SWAT, está também equipado com uma câmara, o que nos confere uma visão única do que se passa a cada momento, com cada um destes homens, o que só serve para aumentar ainda mais a sensação de terror que o filme oferece!
    E, como seria de esperar, o que se passa, é tudo menos bom! A acção rapidamente se torna frenética, e os infectados que por ali proliferam, atacam ferozmente e de forma violentíssima! O facto desses ataques ocorrerem em espaços quase em completa escuridão, e pequenos em tamanho, revelam-se uma experiência verdadeiramente aterradora, para nós, público, já que nos sentimos quase no meio destas personagens a passar pelo que os pobres coitados estão a passar! Medonho!
    Sem revelar muito da história, os acontecimentos dão algumas reviravoltas inesperadas, e ficámos a saber algumas coisas que ficaram por explicar no primeiro filme, dando-nos assim uma ideia mais clara das coisas e da origem deste virus.
    Quanto ao terror em si, Rec 2 é do mais eficaz que o cinema deste género tem para oferecer, e não é de todo, um filme para ser levado de ânimo leve! É violentíssimo, chocante, claustrofóbico e genialmente filmado, envolvendo-nos de tal forma, que temos o coração a palpitar a 100 à hora, quando a câmara vira cada esquina, ou quando uma porta se abre, e não sabemos o que está pelo outro lado! Acreditem, a vossa pulsação é sempre a subir!
    Em conclusão, Rec 2, é uma forte sequela do original e sem recorrer a grandes efeitos especiais, e com uma certa simplicidade, é uma experiência verdadeiramente aterradora, e que não desiludirá os fãs deste género de filmes, e do original Rec! E algo nos diz que, mais cedo, do que tarde, iremos voltar à companhia dos terríveis zombies espanhóis...
    Leva um 4/5! Obrigatório!

    O melhor:
    - a tensão; os sustos; o realismo com que é filmado; a actuação realista das personagens; o final inesperado.

    O pior:
    - quase nada a dizer, mas algumas partes para o fim, são algo fantasiosas a mais para o meu gosto!
    - algumas partes mais

    ResponderEliminar