NASA espera entrar na atmosfera do Sol em 2018
A NASA têm nos seus planos lançar em 2018 a sonda Solar Probe Plus com o objectivo pioneiro de entrar na atmosfera solar. O plano será captar o máximo de informação possivel antes que a sonda seja totalmente destruída devido as elevadas temperaturas. A sonda será comandada a distância.
«As experiências são especificamente desenhadas para resolver duas questões-chave da física do Sol – por que é que a atmosfera exterior é muito mais quente do que a superfície visível e o que é que origina o vento solar que afecta a Terra e o nosso sistema», explicou o director da divisão de Heliofísicas da NASA.
«Lutamos com estas questões há décadas e esta missão vai finalmente dar-nos uma resposta», sublinhou Dick Fischer, em comunicado citado pelo Público. O custo desta missão que terá como objectivo principal recolher amostras da corona (o plasma com partículas carregadas que forma a atmosfera solar), rondará os 139 milhões de euros.
De forma a que se possa avaliar e conhecer melhor o sol, vamos lá investir milhões numa nave pra ir contra o sol... e pode ser que até lá chegar, diga tipo algo de novo... Cientistas, estamos em crise pá!
ResponderEliminarlol bem para estas coisas nunca falta dinheiro! mas ao menos que renda... se chegar perto do sol e for destruida por qualquer contratempo lá se foi o objectivo da missão... mas claro, mandar um objecto para uma Estrela que atinge milhares de graus de temperatura, é no mínimo, um enorme desafio!
ResponderEliminar