Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Robô humanóide no Espaço para substituir Astronautas ?

Nasa desenvolveu o primeiro robô com capacidades idênticas às do Homem

2010-08-29


A NASA vai lançar no Espaço, até ao fim deste ano, o primeiro robô com aparência humana, fazendo do aparelho um residente permanente da Estação Espacial Internacional.
O Robonaut 2, ou R2, resulta de uma parceria entre a NASA e a General Motors (GM), no âmbito de um acordo de cooperação para desenvolver um assistente robótico capaz de trabalhar com seres humanos, sejam eles astronautas no espaço ou trabalhadores em fábricas da GM na Terra.
O R2 será lançado no veículo espacial Discovery como parte da missão STS-133, prevista para o mês de Setembro. Uma vez a bordo da estação, os engenheiros vão monitorizar a forma como reage na ausência de gravidade. Numa primeira fase, a mobilidade do aparelho ficará circunscrita ao laboratório Destiny da estação. No entanto, no futuro deverá haver sobre ele melhorias e modificações que lhe permitam movimentar-se mais livremente dentro e fora daquele complexo.
O R2 não só parece um ser humano como foi é projectado para comportar-se como tal. Daí que que tenha competências para usar as mãos e as ferramentas tal e qual como qualquer tripulante da Estação.
No futuro, as principais vantagens de utilizar robôs humanóides no Espaço têm a ver com o facto de poderem ser eles a realizar as tarefas mais difíceis ou mais perigosas. Mas também podem prestar assistência aos astronautas durante as caminhadas que estes fazem no Espaço. Para já, no entanto, o R2 ainda é só um protótipo, uma vez que ainda não dispõe da protecção necessária para existir fora da estação a temperaturas extremas.


2 comentários:

  1. R2 era o nome do pequeno robot da saga Star Wars ah ah. mas claro uma grande notícia, se se puderem evitar mandar humanos em missões longas e perigosas, que acarretam geralmente riscos, e enviar-mos robots como este, que possam fazer o mesmo trabalho, e de forma segura, claro que só tem a trazer-nos benefícios!

    ResponderEliminar
  2. Sim, e dado que alguns mundo não tem possibilidades (oxigénio,água, temperatura, etc) para permitir o homem ir lá, nada como mandar aqui o nosso amigo R2! Mais uma grande3 novidade aqui no Blog!

    ResponderEliminar