Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Homem (re)constrói ilha paradisíaca flutuante feita de 250.000 garrafas plásticas



Essa estória é tão incrível que parece mentira. Em 1998 um tal de Richie Sowa teve uma idéia no mínimo ousada. Ele largou seu trabalho como carpinteiro, seus pertences e sua vida urbana para criar a sua própria ilha paradisíaca flutuante com 250.000 garrafas coletadas em mais de 2 anos e meio.
A ilha possuía uma casa de dois andares, um forno solar e árvores frutíferas e vegetais como tomate, banana e limão. Sowa não estava sozinho em sua ilha, ele tinha como parceiros seus dois gatos, um cachorro, duas galinhas e um pato que o faziam companhia.
A estrutura da ilha era formada por redes com garrafas pet e por cima uma grade feita de bambu e madeira compensada. A ilha localizada perto do lago Puerto Aventuras na costa Caribenha do México tinha 20 por 16 metros e podia ser movimentada de lugar facilmente por um motor de barco.
A ilha também teve destaque na televisão no programa “Ripley’s Believe-it-or-Not” ou como chamado no Brasil “Acredite se quiser” e até mesmo o apoio do governo mexicano.
Em 2005 o furacão Emily atingiu com toda a força o México e a ilha foi totalmente destruída. Mas a persistência de Richie Sowa ainda não. Neste ano ele iniciou um novo projeto de uma ilha ainda maior, mas em um lugar mais tranqüilo do México. Estima-se que até o final de 2008 a ilha esteja em pleno funcionamento novamente. O projeto ganhou até comunidade na web chamada de The Spiral Islanders Network onde pessoas podem conversar e discutir o projeto com Sowa.
Com certeza um projeto incrível de vários pontos de vista, tanto pelo esforço de apenas uma pessoa realizar algo tão extraordinário quanto pela demonstração das formas executadas para um projeto sustentável e de baixo impacto para a natureza.

3 comentários:

  1. A imaginação foi o ponto de partida das maiores inversões feitas pela homem... E numa altura que chegamos mesmo a ponderar se já sabemos tudo... Ai esta alguém a pegar no que tem e a inventar... E até nos ajuda, por recicla! 5 estrelas pra este inventor dos pobrezinhos...

    ResponderEliminar
  2. bem antes de mais, "estória" tem H! e acho que querias dizer "invenções", não "inversões! andas a escrever quê de olhos fechados? depois... bem que feito incrível realmente! aí está um homem com coragem, e de fazer algo que a maioria de nós, causa claro, confusão! largar tudo para fazer uma ilha flutuante? ah ah! mas o facto é que este homem conseguiu, e tem ali o seu paraíso privado... não tem de se preocupar com contas e dívidas, não tem turistas chatos a maçar-lhe o juízo, não tem miúdos a jogar à bola na praia, não tem de aturar quem quer que seja e bem, tem ali um verdadeiro paraíso tropical! que mais pode ele querer? a isto se chama andar com a casa ás costas (ou melhor ilha), literalmente! e gostei especialmente da "máquina de lavar" que funciona com as ondas eh eh! muito boa sorte para este aventureiro, e os seus animaizinhos fofinhos como companhia!

    ResponderEliminar
  3. Bem, já vi que não conheces estoria... vai ao dicionário ver então... lol

    ResponderEliminar