Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Loucura por Michael Jackson Continua...





"Thriller" em vias de chegar ao cinema

O legado de Michael Jackson continua a movimentar milhões de euros. A adaptação do vídeo do tema "Thriller" ao cinema é o projecto que se segue, cuja concretização deverá consolidar o estatuto do músico enquanto defunto mais lucrativo da indústria discográfica.

Há 27 anos, "Thriller" - o disco mais popular da História, com 100 milhões de unidades vendidas - catapultou em definitivo Michael Jackson para a primeira linha da frente das atenções.

Estava entronizado o "Rei da Pop". Até à morte, no ano passado, Jackson manteve uma impressionante base de fãs, pese embora o acentuado declínio criativo do músico, incapaz de lidar com a pressão externa, fossem os escândalos sexuais ou as gigantescas dívidas que contraiu.

Recheado de temas marcantes - como "Billie Jean" ou "Beat it", apenas dois dos sete (!) singles escolhidos -, o disco, produzido por Quincy Jones, teve, porém, na canção homónima o seu apogeu.

A moda dos zombies

Parte significativa da visibilidade do tema deveu-se ao videoclip. Com realização de John Landis, o filme integral ascendia a 14 minutos - duração incomportável para o formato televisivo -, mas uma versão mais reduzida gozou de ampla visibilidade nas estações de todo o Mundo, sobretudo da influente MTV, contribuindo para elevar a popularidade do artista para índices raras vezes vistos.

Dois anos depois da reedição, por ocasião do 25º aniversário, "Thriller" volta a estar novamente no centro das atenções, graças à prevista compra dos direitos para o respectivo projecto cinematográfico. Candidatos não faltam, como a GK Films, Fox 2000, Mandate/Lionsgate e Summit Entertainment, pelo que uma decisão quanto à produtora escolhida deverá estar para breve.

Dois motivos justificam tamanha disputa: a reabilitação financeira da imagem de Michael Jackson - graças à subida das vendas do disco e aos diversos produtos de "merchandising" - e a temática de "Thriller". Os zombies e mortos-vivos que abundam no videoclip são apontados em Hollywood como a próxima grande tendência, explorada que foi até ao limite, tanto no cinema como nos livros, a moda dos vampiros, impulsionada por Sthepenie Meyer.

Com um orçamento de apenas 35 milhões de euros, "Thriller" vai ser realizado por Kenny Ortega. Amigo da família Jackson, o realizador conhece bem os contornos do novo projecto, pois foi o autor do documentário cinematográfico "This is it", em destaque nas salas de cinema no ano passado.

2 comentários:

  1. Acho que depois de a morte de Michael,tem havido uma corrida para ganhar com esse facto... E por muitos argumentos que se posse trazer, é mais um caso de isso... Tenham decência!

    ResponderEliminar
  2. ya realmente é "chupar" o homem até ao tutano! afinal quem lucra realmente com isto? se fossem só os familiares mais directos, de certeza que nem se davam ao trabalho! mas pronto, não me admira nada que isto vá para a frente, e que quadrupilique o gasto no orçamento do filme e seja visto por milhares e milhares... pelo menos os verdadeiros fãs! afinal o que está aqui em causa, já não é o talento do artista, mas antes o nome, que é quase uma "marca"! eu digo já que não vou perder tempo a ver isto, muito menos num cinema!!! encher os bolsos ás editoras com um defunto? no thanks!

    ResponderEliminar