Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de dezembro de 2010

Estrela "Nemesis"



Cientistas concluíram que 27 em 27 milhões de anos sofremos uma extinção em massa! E a questão fica, como é possível tal precisão? Será que à algo que tem de acontecer nesse período que a gente não sabe? Como se pode explicar? Bom, vamos tentar então arranjar uma explicação... apresento vos uma das teorias,interessantes e fabulosas, a estrela Nêmesis:

(From Wikipédia)

Nêmesis, dentro da astronomia teórica, seria uma provável estrela companheira do Sol, fazendo do Sistema Solar um sistema binário de estrelas. Ao passo de que ainda não foi observada diretamente, Nêmesis seria uma estrela escura e pequena, talvez uma anã marrom (anã castanha) , com uma órbita dezenas, centenas ou até milhares de vezes mais distante que a de Plutão.
Uma outra hipótese levantada a respeito de Nêmesis é que a sua órbita ao redor do Sol dure algo em torno de 26 milhões de anos e que em determinado momento a estrela atravessa a Nuvem de Oort e arremessa bilhões de asteróides e cometas para todos os lados, muitos dos quais acabam vindo para o Sistema Solar e atingindo a Terra causando assim grandes extinções da vida no planeta, como por exemplo a extinção KT que ocorreu há 65 milhões de anos.
A existência de Nêmesis é apenas uma teoria pouco provável, muito aceita a princípio, mas pouco provável pela ausência de um campo gravitacional que denunciasse a sua existência. Nêmesis é portanto mais um objeto hipotético do Sistema Solar.

4 comentários:

  1. daqui a 27 milhões de anos? oh então ainda falta muito tempo podemos dormir descansados ah ah

    ResponderEliminar
  2. Lol, é 27 milhões de anos... Desde a ultima extinção em massa, não é desde hoje! ah ah ah

    ResponderEliminar
  3. pronto fiz uma pequena confusão, de qualquer maneira, afinal até me enganei noutro aspecto... não me parece que a próxima extinção vá ser daqui a milhões de anos, ao ritmo a que andámos a destruir o planeta, temos sorte se durar-mos mais 200 ou 300 anos eh eh portanto aí o estudioso tem de reformular os cálculos porque a próxima extinção pode estar mais perto que o que se pensa!

    ResponderEliminar
  4. Lol, mas ai não teria nada a haver com a tal estrela anã... Já não contar para o "campeonato"!

    ResponderEliminar