Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Filme da Semana: "Due Date" - (A Tempo e Horas) (análise)













2 comentários:

  1. Vamos querer chegar "A Tempo e Horas"?
    (alguns spoilers podem surgir)

    Para esta semana de entre as estreias assinalar, temos que destacar este "Due Date", uma comédia que junta no ecrã um actor mais dado a estas andanças, o outro nem tanto, mas nem por isso menos cómico! E a verdade, é que "Due Date" se revela uma agradável surpresa no fim de contas!
    A história gira em torno de Peter Highman (Robert Downey Jr.), um arquitecto de sucesso, bem na vida, rico, com uma vida pacata e feliz, situação que está prestes a melhorar pois Peter vai ser pai do seu primeiro rebento, já que a sua mulher Sarah (Michelle Monaghan) vai entrar em trabalho de parto muito em breve. E qual o pai que quer perder o nascimento do seu primeiro filho? O único senão, é que por razões de trabalho, Peter encontra-se Atlanta, e tem de se apressar para Los Angeles, a uns milhares de kms de distância, para chegar à ocasião a tempo... Mas o que seriam umas confortáveis horas em 1ª classe num voo com destino a L.A. vai-se transformar num verdadeiro pesadelo a partir do momento em que o nosso simpático arquitecto esbarra (literalmente) com Ethan Trembley/Chase (Zach Galifiniakis) e o seu amigo de quatro patas Sonny. A história de Ethan é bastante diferente de Peter, e o objectivo da sua viagem pelo país prende-se com fins artísticos, já que Ethan é um promissor actor em ascensão (ou pelo menos ele acha que sim), e quer conquistar o seu lugar de fama junto das estrelas de Hollywood.
    Infelizmente para Peter, Ethan é tudo menos um tipo convencional, e muito rapidamente de aspirante a actor, estamos na presença dum fulano que é um verdadeiro íman de problemas, capazes de meter os nervos em franja à mais santa e pacífica criatura da terra...
    E quem é a grande "vítima" desta situação? Peter claro está, que num infortúnio de eventos se vê retido em terra, perde o seu voo, perde a carteira, e sem dinheiro, sem documentos e sem transporte, se quiser chegar a tempo de ver o seu filho dar o primeiro choro, vai ter de aguentar a companhia de Ethan, numa loooooonnnnnnnngaaaaaa semana de viagem que se virá a revelar um verdadeiro inferno!
    A história está lançada bem como uma verdadeira catadupa de acontecimentos absolutamente tresloucados, que vão colocar as duas improváveis companhias numa verdadeira montanha-russa!
    Este tipo de filmes não é de todo novidade, e podem-se contar pelos dedos, a quantidade de filmes que usam uma história semelhante quase anualmente, ainda assim, a verdade é que "Due Date" consegue-nos presentear com situações tão hilariantes, que é quase impossível não simpatizar com esta dupla! Aliás, pode-se dizer que "Due Date" vale mais pela dupla no ecrã, do que propriamente pela história, já vista e revista, e claro, previsível, já que todos estamos a contar como filme vai terminar, ainda que estejam reservadas algumas surpresas!

    ResponderEliminar
  2. O filme é dirigido por Todd Williams, que no ano passado nos presenteou com o fantástico "The Hangover - A Ressaca", mas os créditos vão para a dupla de actores, cuja química no ecrã se vai revelando uma agradável surpresa! Downey Jr. indubitavelmente ligado ao seu papel de Tony Stark em Homem-de-Ferro, ou Sherlock Holmes, tem aqui um papel mais soft e diferente do habitual, mas consegue-se safar muito bem, mostrando aqui que é um actor bastante versátil! Mas o verdadeiro herói do filme vai para Zach, mais ligado a este género da comédia, e a mostrar aqui novamente que é um dos melhores na sua área, já que é sem dúvida com ele que mais gargalhadas soltámos à medida que envolve Peter nas mais estranhas peripécias e claro, nas suas linhas de diálogo absolutamente hilariantes em alguns casos!! Claro que o castiço canino Sonny tem também o seu papel, e em 2 ou 3 momentos, é impossível não soltar umas valentes gargalhadas com as suas graças!
    O resto do elenco inclui Jamie Foxx, que faz o papel de velho amigo de Peter, e mais uma mão de actores, cujos papéis são de segunda linha e no fim do filme quase nem nos lembrámos quem são!
    Em conclusão, "Due Date" é uma agradável surpresa, e apesar da sua história previsível e corriqueira, o filme sucede dentro do género que se propõe e no meio dos momentos menos bons, tem alguns verdadeiramente memoráveis, quase nos fazendo chorar de tanto rir com a situação!

    Aproveito agora para revelar uma mudança aqui nas reviews, no que toca às classificações, de forma a se tornar mais clara a percepção da nota atribuída. Assim, filmes com a classificação de 0.5 a 1.5 têm a designação de Mau/Péssimo;
    de 2.0 a 3.0, a designação é de Suficiente/Razoável;
    de 3.5 a 4.0 a designação é de Bom/Recomendado
    e finalmente de 4.5 a 5.0 a designação é de Excelente/Perfeito!

    Posto isto, "Due Date" fica com um 3.0 - Suficiente/Razoável.

    O melhor:
    - a dupla de actores sem dúvida cuja química dá vida ao filme; as situações hilariantes pelas quais os pobres passam, algumas realmente cómicas; a banda sonora!

    O pior:
    - o papel de alguns dos actores secundários demasiado breve e quase sem necessidade; algumas situações não tão cómicas e que quebram o ritmo do filme; a previsibilidade da história

    ResponderEliminar