Um Blog de Informação geral, tanto sobre as futuras novidades,como os grandes temas actuais e as noticias que passaram sem destaque.
Número total de visualizações de páginas
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Nano-partículas de ouro poderão transformar árvores em “candeeiros de rua”
Um investigador do Research Center for Applied Science (RCAS) – Academia Sinica de Taiwan – descobriu uma técnica de indução de luminescência em folhas de plantas à base de nano-partículas de ouro. Este sistema abre caminho a tecnologias capazes de converter árvores situadas na beira de estradas em candeiros de rua.
Yen-Hsun Su inseriu nano-partículas de ouro em plantas da espécie Bacopa caroliniana e apurou que aquelas geram uma fluorescência azul-violeta (a qual faz despoletar por outro lado emissões de luz vermelha na clorofila circundante das folhas) quando são expostas a radiações ultravioletas com elevados comprimentos de onda.
Su é um antigo estudante do departamento de física da National Cheng Kung University (NCKU) de Taiwan, instituição académica onde foi orientado pelos professores Shih-Hui Chang e Wei-Min Zhang.
Ao saber da descoberta, Shih-Hui Chang declarou que os díodos emissores de luz (LEDs) têm vindo a substituir as fontes tradicionais de iluminação em muitos tipos de ecrãs ou de luzes de rua. A maior parte dos referidos LEDs, principalmente os de luz branca, utilizam pós de fósforo para estimular a luz de diferentes comprimentos de onda. Estes pós são no entanto altamente tóxicos e o seu custo de produção muito elevado. Chang acrescentou de igual modo que a descoberta de um método de iluminação deste tipo que dispense o pó de fósforo, nocivo para os seres humanos e para o ambiente, foi a principal motivação para a investigação levada a cabo pelo mesmo.
Os professores Shih-Hui Chang e Wei-Min Zhang salientaram igualmente que as técnicas e eficiências de bioluminescência têm de ser bastante melhoradas para que futuramente as árvores possam vir a substituir os candeeiros de rua, permitindo deste modo uma redução do consumo de energia eléctrica e um melhor meio ambiente. De acordo com os referidos académicos, o processo também deverá permitir a absorção de CO2 durante a noite já que a bioluminescência faz com que os cloroplastos efectuem a fotossíntese nestas condições.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
bem sem dúvida um artigo muito interessante! é disto que o mundo precisa, BOAS IDEIAS, e está é sem dúvida uma delas! energia limpa, barata, não poluente e eficaz! agora isso das partículas em causa serem em ouro hmmm... já tou a ver o pessoal se isto for para a frente, de moto-serra na mão, a serrar ramos das árvores, a pensar que levam ouro para casa ah ah!
ResponderEliminarE isto tem outra utilidade, já não são precisas luzes artificiais para iluminar as árvores de Natal!
Bom, energias renováveis, vai ser a aposta do futuro.. E actualmente, onde as sociedades mais gastam, é na energia, seja ela gás, petroleiro, barragens, etc... Esta seria uma forma de não gastarmos € em iluminação publica... Mais uma grande ideia que se espera ir para a frente...
ResponderEliminar