Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Primeiro reator de fusão sustentável será contruído até 2012

 
 
Pode parecer um edifício normal, mas atrás das portas fechadas pode estar a resposta para as energias renováveis e seguras do futuro.
Na National Ignition Facility, em Livermore na Califórnia, os cientistas pretendem construir o primeiro reator de fusão sustentável do mundo, ou como dizem, "a criação de uma estrela em miniatura na Terra".
Após uma série de experimentos-chave nas últimas semanas, o projeto de £$ 2,2 bilhões já avançou um pouco mais perto de seu objetivo de iniciar uma reação de fusão efetiva até 2012.
De acordo com a equipe da National Ignition Facility (NIF), em Livermore, em 02 de novembro eles dispararam até os 192 feixes de lasers no centro do reator e os miraram a um alvo de vidro contendo trítio e deutério gasoso.
A liberação de energia resultante foi de uma magnitude de 1,3 milhão de mega joules, que foi um recorde mundial e a medida da temperatura máxima da radiação no núcleo foi de cerca de seis milhões de graus Fahrenheit.
Para uma comparação direta, a temperatura no centro do sol é de 27 milhões de graus Fahrenheit
Pesquisadores têm trabalhado para esse tipo de descoberta desde que a instalação começou a ser construída em 1997.
Prevendo que a fusão auto-sustentável poderia ser uma realidade dentro de dois anos, as implicações para o planeta são surpreendentes.

2 comentários:

  1. realmente este tipo de experiências são quase que "necessárias", para melhor compreendermos certos aspectos do Universo, ou, neste caso, arranjar uma solução energética mais saudável e menos poluente para o planeta... O pior é mesmo quando estas coisas dão para o torto! ainda acabam por destruir o planeta em vez de o ajudar ah ah

    ResponderEliminar
  2. Lol, se vamos pensar assim, não realizamos nada! Acho uma grande novidade, e espero no futuro que algo semelhante acontece que nos forneça energia inesgotável! Aguardem pelo fim do Petróleo e vejam daqui a umas décadas a crise internacional que vai ser!

    ResponderEliminar