A inovação ecológica avança cada vez mais, chegando inclusivamente aos ginásios
Combinando painéis solares e energia humana (gerada através de bicicletas elípticas e fixas) pode-se poupar até 36% da energia consumida. Por sua vez, muitos ginásios têm vindo a despertar a sua consciência ecológica através de pequenos pormenores como por exemplo:
- Uso de garrafas de água reutilizáveis (nada de plástico descartável)
- Uso de produtos de papel reciclável (toalhas, papel higiénico, etc)
- Construções com materiais ecologicamente aceitáveis e reutilizados ou reutilizáveis
- Uso de ventiladores mais eficientes na utilização da energia
- Luzes fluorescentes
- LCD’s em vez de televisores de plasma de alto consumo energético
O exemplo chega-nos do ginásio japonês Califórnia Fitness, cujo slogan é “sem suor não há luz”, e que utiliza 13 dos seus aparelhos de musculação para gerar energia, armazenando-a depois em baterias que se usam para auxiliar no consumo eléctrico das suas instalações. Podemos classificar este processo de geração de energia eléctrica como muito interessante, pois com pouco e numa actividade lúdica estamos a colaborar com a preservação do meio ambiente.
Ai fica uma boa maneira de fazer energia... Ideias destas podem ser o futuro! Com Japão sempre na frente destas descobertas, são estas propostas ou caminhos que devemos seguir! Aguardamos mais novidades deste género, que prometo irei meter aqui!
ResponderEliminareh eh, já estou a ver muitos preguiçosos a sairem dos ginásios! pagam para fazer exercício e ainda têm de contribuir para gerar energia? nahhhhhhhhhhhh! mas claro fora de brincadeiras, é este o caminho a seguir... energias poluentes e caras são tudo menos benéficas!
ResponderEliminar