Significado Astronómico (Razão do "Anjo Caido"):
O planeta Vênus (Lúcifer) é um planeta inferior, o que significa que sua órbita está entre a órbita da Terra e do Sol, ele nunca pode subir alto no céu à noite, vista da Terra. Ele pode ser visto no céu da manhã oriental por uma hora ou assim antes do nascer do Sol, e no céu nocturno a Oeste por uma hora ou mais depois do pôr do sol, mas nunca durante a escuridão da meia-noite. Vênus (Lúcifer) é o objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua. Tão brilhante que os povos antigos não conseguiam entender por que eles não poderiam vê-lo à meia-noite, como os planetas exteriores, ou durante o meio-dia, como o sol e a lua. Alguns acreditam que eles inventaram mitos sobre Lucifer ter sido expulso do céu para explicar isso. Lúcifer deveria brilhar tanto porque queria assumir o trono ou o status de Saturno e Júpiter, as quais foram consideradas mais importantes pelos adoradores de divindades planetárias no momento.
Na mitologia romena, Lúcifer (romeno: Luceafar] significa que o planeta Vênus e tal como algumas outras estrelas, ela também está ligada com a Hyperion, uma figura que anima os espíritos maus (mas não é o próprio Diabo)..
Mitologia Romana (Anterior ao Cristianismo):
Lúcifer vêm do latim (lux + ferre), que literalmente significa "portador da Luz" e é denominado muitas vezes como sendo a Estrela da Manhã. Sua primeira representação adotando este nome pode ser encontrada na Roma Antiga, onde originalmente era utilizado para denominar o planeta Vênus quando este anunciava o nascimento do Sol. Porém esta idéia de um Deus da Luz associado com a Estrela da Manhã ao invés da Aurora, data de uma época muito mais remota, sendo utilizada por Sócrates e Platão. Segundo a Edith Hamilton's Mythology, encontramos nesta idéia um Deus da Luz que estava justaposto com Hélios (o Sol) e Hermes.
Como um arquétipo, Lúcifer era considerado na Mitologia Romana como sendo o filho de Astraeus e Aurora, ou de Cephalus e Aurora. Para os gregos o planeta é simbolizado por dois irmãos: Eósforo e Héspero. Ele é o pai de Ceyx, Daedalion e das Hésperides. Ceyx era um rei justo cuja beleza dizia-se ser quase equivalente a de seu próprio pai. As Hésperides eram as guardiãs das maçãs-de-ouro que Juno ganhou de presente de casamento, sendo auxiliadas pelo Dragão. Lúcifer é "o belo gênio dos cachos dourados, cantado e glorificado em todo antigo epitalâmio; é ele que, ao cair da noite, conduz o cortège nupcial e entrega a noiva nos braços do noivo".
Os epitalâmios são antigos cantos nupciais, utilizados originalmente não apenas pelos gregos pagãos, mas também pelos primeiros cristãos, mais um fato que comprova que originalmente Lúcifer não era considerado o inimigo do deus do cristianismo e dos homens.
Os cristãos corromperam a imagem do Lúcifer romano, tornando-o líder dos anjos caídos. O nome Lúcifer não é encontrado em nenhum livro da bíblia cristã. Esta relação surgiu mais tarde, vindo com a invasão de povos europeus e miscigenação de raças. Mais que uma tradução errada, é uma invenção dizer-se que ele encontra-se na bíblia original. A própria menção a um ser que pode até se transformar em um "anjo de luz" (2 Corintios 11:14), ou de um leão que ruge e devora (1 Pedro 5:8) é apresentada apenas a partir do novo testamento. Como será visto, na Torah (nada mais é do que os cinco primeiros livros de qualquer bíblia cristã) não há o conceito de Lúcifer como mal personificado, e sim de acusador.
Para alguns, a razão na qual hoje em dia chamamos ao diabo de Lúcifer (e provavelmente com razão). Portanto, provavelmente, dai nasceu a história do "anjo caído"... Sem duvida, para mim, que a ideia que as histórias da bíblia poderão ter sido derivadas de outras histórias...
ResponderEliminarbem este artigo está uma confusão mas enfim! também sempre a implicar com o Diabo coitado do anjo! é um incompreendido! e anotei ai uma data de nomes para dar aos futuros filhos lol
ResponderEliminarLol, bom, se não me fiz entender no blog, a ideia seria explicar que Lucifer era simplesmente um nome de um planeta (no caso Venus), era um Deus romano e foi "usado" na criação de um diabo na era católica (que usou mais...). Portanto, primeira parte, explica o porque de Lucifer ser um "anjo caido", segunda parte fala sobre seu significado anterior ao que lhe foi dado... Seja como for, vou fazer algumas alterações nos texto para ficarem mais claros!
ResponderEliminar