O carro, um Ford Escape, foi criado pela Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês) em parceria com a Universidade Virginia Tech.
A NFB afirma que desenvolveu uma série de recursos não visuais que ajudam o motorista cego. Entre eles estão luvas vibratórias, que alertam sobre curvas; sopros de ar comprimido no rosto do motorista, para sinalizar obstáculos que se aproximam; uma camiseta vibratória, para dar informações sobre velocidade; e um volante com sinais de áudio, para orientar a direção.
Os pesquisadores afirmam que ainda poderá demorar anos até que um modelo de carro seguro para motoristas cegos esteja nas ruas, mas o protótipo já será mostrado na pista de corrida de Daytona, no Estado americano da Flórida, em janeiro de 2011.
Blind man drives car at Rolex 24 at Daytona: MyFoxORLANDO.com
bem não desvalorizando a ideia que claro melhorava em muito a qualidade de vida de invisuais, acho que falta ainda um logo caminho a percorrer nesta tecnologia... se uma pessoa saudável se pode considerar um perigo na estrada, imagine-se alguém invisual... claro que também não iriam andar a 100 km/h mas mesmo assim... acho que o importante mesmo é continuar a trabalhar para restaurar a visão a uma pessoa cega, isso sim seria de grande importância... aliás já foi aqui colocado um primeiro passo nesse sentido nuns posts atrás!
ResponderEliminarBom, aqui esta um exemplo, ou até os primeiros passos para um carro super desenvolvido, que até os cegos podem guiar! Não é para já, nem pros próximos tempos! Mas se calhar, mais uma vez, estamos a ver um tecnologia para daqui a 20 anos,agora , a dar os seus primeiros "baby steps"...
ResponderEliminar