Número total de visualizações de páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Filme da Semana: ´Fast Five - Rio Heis - Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio' (análise)







FAST FIVE - Trailer 2 PT por Ante-Cinema

Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Vin Diesel, Paul Walker, Joaquim de Almeida, Dwayne 'The Rock Johnson e Jordana Brewster
Realizado por: Justin Lin
Argumento: Chris Morgan / Gary Scott Thompson
Produção: Vin Diesel / Amanda Lewis
Género: Ação / Crime / Drama
Data Estreia: 05 Maio de 2011
Distribuidores: Universal Pictures / Dark Side Productions / Original Film

3 comentários:

  1. Um filme de nos deixar furiosos?
    Certamente que não! Só se for por chegar ao fim!
    Numa das sagas de maior sucesso da última década, a verdade é que desde o original de 2001 com ‘Velocidade Furiosa’, a receita de carros, mulheres bonitas e corridas de rua continua a facturar e 11 anos depois chega-nos aquele que será seguramente o melhor filme da saga!
    Portanto o melhor é segurarem-se bem à cadeira porque este ‘Fast Five – Assalto no Rio’ promete deixar-vos o coração a sair pela boca!
    Torna-se quase imperativo ter visto os filmes anteriores para estarmos em linha com a narrativa deste filme que retoma quase imediatamente onde o anterior nos havia deixado.
    Para os mais esquecidos, o agente do FBI Brian O’Conner (Paul Walker) opta por deixar para trás a vida de agente da lei quando dá uma ajudinha ao seu velho camarada Dominic Toretto (Vin Diesel) condenado a prisão perpétua.
    Claro que rapidamente se liga a fuga a O’Conner que passa de bom agente a ter a cabeça a prémio e juntamente com a sua namorada e irmã de Toretto, Mia (Jordana Brewster), iniciam um jogo desgastante de rato e gato que os há-de levar até à cidade maravilhosa do Rio de Janeiro onde toda a acção se passa.
    Quando um trabalho aparentemente simples dá para o torto, como se já não chegasse o serem foragidos da lei a nossa equipa tem o azar de interferir nos negócios do criminoso e senhor local, o vilão de serviço, Reyes (Joaquim de Almeida) que não parará enquanto não tiver o que quer.
    Para piorar a situação, têm ainda de lidar com mais um par de olhos, o musculoso agente federal Luke Hobbs (Dwayne Johnson) aka o conhecido wrestler “The Rock”, que enceta uma verdadeira caça ao homem, neste caso a Dom e a sua equipa, um agente destemido e determinado que fará de tudo para encontrar o seu alvo e nunca desiste!
    Sem entrar em muitos detalhes digamos que as coisas se tornam delicadas muito rapidamente e é chegada à altura de juntar a equipa maravilha de serviço e levar a cabo o derradeiro “último trabalho”, equipa essa composta por muitas caras conhecidas dos filmes anteriores!
    Escusado será dizer que está muito dinheiro envolvido e, sendo bem sucedidos, o nosso grupo bem pode rumar ao Havai e passar o resto dos dias a desfrutar do sol e praia!
    Mas, história à parte, se há uma coisa que estes filmes nos habituaram foi acção non-stop, carros artilhados, e miúdas, muitas miúdas!
    Portanto, fãs podem estar descansados porque os ingredientes essenciais estão todos lá!
    Claro que sendo este o 5º filme da saga, a fórmula carros-miúdas já começa a cansar, mas mais uma vez há o cuidado de introduzir pequenos elementos para levar esta “corrida” por outras direcções, numa muito bem apreciada lufada de ar fresco na série!
    Muito bem-vinda é também a mudança de cenário e temos um filme que é um verdadeiro postal ilustrado do Rio de Janeiro e não será errado dizer se este for os filmes Americano mais “aportuguesado” que encontramos até à data!
    Isto porque para além das magnificas paisagens do Rio, temos muitos diálogos no belo do português, envolvendo claro está o magnífico Joaquim de Almeida que mais uma vez mostra ser um dos mais prestigiados actores nacionais da actualidade!

    ResponderEliminar
  2. Mas o que o pessoal quer ver num filme destes não são diálogos chatos e aborrecidos e este ‘Fast Five’ é uma verdadeira corrida sobre rodas!
    Há várias sequências verdadeiramente memoráveis, algumas das quais retratadas nos trailers, com destaque para a cena que envolve o comboio em andamento!
    Muito boa também está a fantástica cena “mano-a-mano” entre Vin Diesel e “The Rock” numa luta feroz e intensa brilhantemente executada por ambos!
    Mas a cereja no topo do bolo é toda a sequência final e bem, se não é das melhores cenas envolvendo carros que alguma vez foi filmada!
    As coisas são levadas para o outro nível quando Walker e Toretto se sentam ao volante dos seus potentes carros percorrendo as ruas do Rio com um cofre de várias toneladas atrás ao mesmo tempo que são perseguidos por todos os lados numa sequência deveras espectacular e que precisa ser vista para ser levada a sério!
    É ver carros a voar por tudo quanto é lado numa cena brilhantemente filmada e que no final nos deixa literalmente sem fôlego!
    A acompanhar este portento sobre rodas temos uma banda sonora que acompanha os momentos mais tensos do filme e que assenta que nem uma luva!
    Claro que nem tudo é perfeito, há a sensação de “gente” a mais no filme e a típica vertente romântica que geralmente acompanha estes filmes tira um pouco de ritmo e diversão ao filme, mas nada de muito grave!
    Em conclusão, ‘Fast Five’ é uma inacreditável corrida sobre rodas, recheada de velocidade e adrenalina! Depois de cinco filmes (3 dos quais filmados por Justin Lin, o realizador) que sabe exactamente dar o que o público quer, ‘Fast Five’ prova ser um dos melhores filmes da saga (bateu já os recordes de bilheteira de todos os anteriores) e a julgar pelas imagens finais, algo nos diz que muito em breve teremos estes “furiosos” de regresso!
    Um espectacular filme que nos mantém agarrados até ao último minuto!
    Leva um 4.0, Bom/Aprovado!

    O melhor:
    - Sólida continuação dos filmes anteriores; Joaquim de Almeida, como vilão de serviço; as espectaculares sequências de acção sobre rodas; a banda sonora; as mudanças bem-vindas à saga, com o Rio de Janeiro como cenário; a arrepiante luta entre Dom e ‘The Rock’; mais a caminho?

    O pior:
    - gente a mais no elenco; algumas prestações mais fracas; certas partes do filme algo fora do contexto e que estão também a mais; o excesso de romantismo, desnecessário.

    ResponderEliminar
  3. Bom, os carros a mim não me fascinam como aqui o nosso amigo Carteirista, portanto não é dificil de adivinhar que tenho uma opinião diferente... Estes filmes para mim começam a parecer cada vez mais, mais do mesmo (aquela tal formula carros-miudas que o Carteirista falava...) e sem nunca ter uma história bem elaborada, concentra se sempre na acção este tipo de filmes... Sendo assim, pelo que disse poderá parecer que a vontade de ver este filme é pouco mais que nula mas não... Isto porque esta lá THE ROCK e claro, o nosso Almeida! E sendo a acção de sempre, história que só existirá para explicar (e mal...) o porque de ter de haver a tal acção, como se uma moleta, é realmente para mim, o que poderá ser o mais interessante do filme (sem o ver ainda, claro...). Um "p.s." aqui pro nosso amigo Carteirista, acho que não é a primeira vez que te queixas que os filmes tem "romance" a mais... Bom, não só o filme tem de ser "enchido" durante hora e meia com qualquer coisa (lol) como é a estratégia normalmente usada nestas situações para puxar um pouco pelo publico feminino. Portanto, mais vale te habituares a esse facto! ah ah ah

    ResponderEliminar