Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Super-Gatos!

Uma investigação conduzida por uma clínica espanhola em gatos conseguiu criar um genoma resistente ao vírus da Sida/HIV. A descoberta é fruto de experiência realizadas através da manipulação de genes em óvulos de gato onde, um deles, faz com que se tornem fluorescentes.
A descoberta, anunciada pelo diário El Mundo, teve como base uma investigação biomédica em gatos. A escolha do animal felino deveu-se ao facto de milhares de animais serem afectados todos os anos com o Vírus da Imunodeficiência Felina (VIF), semelhante aquele que mais seres humanos mata – o vírus da Sida/HIV.
As semelhanças que ambos os vírus partilham entre si serviram de ponto de partida para o eventual sucesso da investigação. Como tal, os cientistas pautaram a investigação pela introdução e alteração de genomas.
A investigação culminou na introdução de dois genes em óvulos de gato, e as conclusões revelaram o sucesso. Os gatos que nasceram a partir desses óvulos provaram ser resistentes ao VIF e, por outro lado, tornou-os fluorescentes e visíveis no escuro.
A resistência das células destes gatos ao VIF poderá constituir uma ajuda preciosa para, de acordo com a clínica, «melhorar as terapias genéticas contra a Sida/HIV» e ajudar a entender o modo de funcionamento das proteínas que lutam contra a presença do vírus no organismo.

Fonte: SOL

3 comentários:

  1. Bom, é normal que muitas vezes a própria natureza tenha a solução de muitas das doenças que andam prai e ver como os outros seres vivos reagem é uma boa forma de investigação! Sobre aqui o gato ser florescente (e axo que é isso que queres realçar ao colocar este post) axo interessante em especial se onosso bixo nos fugir durante a noite!

    ResponderEliminar
  2. pá um gato fluorescente é o sonho de qualquer pessoa! ora diz lá se não gostavas de ter um!

    ResponderEliminar
  3. É como eu disse, só se ele de noite fugir e tu quiseres o encontrar! lol

    ResponderEliminar