Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Efeito ideomotor



(From Wikipedia)

Efeito ideomotor é o nome dado à influência da sugestão sobre movimentos corporais involuntários e inconscientes. O fenômeno foi originalmente descrito pelo naturalista britânico William Benjamin Carpenter em 1852, em um artigo sobre radiestesia[1]. Porém, o químico francês Michel Chevreul havia se deparado com a mesma idéia já em 1808[2].

Consequências

Céticos e cientistas utilizam as demonstrações do efeito ideomotor para explicar fenômenos como os Tabuleiros Ouija, as mesas girantes e vários fenômenos relacionados a radiestesia. O famoso debunker americano James Randi oferece um prêmio de um milhão de dólares a quem provar habilidades paranormais; no rol dos participantes, a grande maioria é de radiestesistas; os experimentos para provar as habilidades dos candidatos são baseados nas idéias dos cientistas que estudaram o efeito ideomotor[6][5]. Porém, o efeito ideomotor se manifesta em ocasiões de rotina, como quando, durante uma partida de futebol, "chutamos a poltrona quando o atacante hesita diante do gol" ou quando "procuramos o pedal do freio a cada manobra arriscada do amigo que está no volante"[5].

2 comentários:

  1. bem então quer dizer que em filmes assim de espíritos quando vimos o tal tabuleiro a mexer é tudo farsa? ah ah ah mas pronto até tem a sua lógica fazermos movimentos involuntários quando algo ocorre, mesmo que não tenha nada haver connosco! tipo isso ocorre quando jogámos um videojogo em que fazemos uma carrada de movimentos a imitar os bonecos do ecrã! eu pelo menos já topei isso! e pelos vistos o tal gajo que dá 1 milhão de euros ainda não conseguiu atribuí-los a ninguém eh eh já aqui tinhas falado desse gajo noutro post!

    ResponderEliminar
  2. Sim... este post serve em especial para "explicar" mais um dos mistérios urbanos... Que já agora, é bom que existam pois só assim podem ser provados que são falsos e assim podermos até vir a aprender novas coisas com essas provas, sobre o mundo (e coisas que não são sobrenaturais mas sim naturais e explicáveis...) e a natureza e sobre nós!

    ResponderEliminar