Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Filme da Semana: 'Wrath of the Titans - Fúria de Titãs' (análise)











































Ficha Técnica:
Elenco / Créditos
Com: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Rosamund Pike, Édgar Ramírez, Toby Kebbell, Danny Huston e Bill Nighy
Realizado por: Jonathan Liebesman
Argumento: Dan Mazeu / David Johnson
Produção: Vários
Género: Acção / Aventura / Fantasia
Data Estreia:29 Março de 2012
Distribuidores: Warner Bros. Pictures / Legendary Pictures

4 comentários:

  1. Libertem a fúria!

    Dois anos depois do fraquinho ‘Confronto de Titãs’, remake do clássico de 1981, que prometia muito mas infelizmente ficou bastante aquém das expectativas, eis que chega agora às salas a anunciada continuação!
    Felizmente, apetece dizer que a lição foi aprendida e este ‘Wrath of the Titans – Fúria de Titãs’ é francamente superior ao filme de 2010! Créditos para a mudança de realizador?!
    Para os mais esquecidos certamente se recordarão do filme anterior que contava a história de Perseus (Sam Worthington) o humano semi-Deus, filho do poderoso Zeus (Liam Neeson) e que se revoltou contra os Deuses por terem destruído a sua família sendo o herói de serviço ao salvar a cidade grega de Argos do temível monstro controlado por Hades (Ralph Fiennes), o Kraken.
    Esta continuação apresenta-nos um Perseus bem diferente a tentar levar uma vida pacata como pescador, juntamente com o seu filho Helius, tentando esquecer o seu passado de ligação aos Deuses.
    Infelizmente para Perseus, o destino tem outros planos e rapidamente o herói é obrigado a deixar a vida sossegada para embarcar numa perigosa jornada.
    Desta feita Perseus tem de ajudar os Deuses que tanto tenta esquecer; dia após dia os seus poderes enfraquecem devido à falta de Devoção dos humanos tornando-se comuns mortais.
    Enfraquecidos e com lutas internas entre si, paira sobre o mundo a terrível ameaça da libertação dos Titãs – os Deuses banidos - aprisionados na prisão do Monte Tártaro.
    Para os que recentemente viram o filme ‘Imortais’, esta parte da narrativa será familiar contudo temos aqui a adição de um novo inimigo, desta feita o temível Kronos, o líder dos Titãs o e verdadeiro Pai de todos os Deuses: Zeus, Hades, Ares e Poseidon. Um ser ainda mais poderoso!
    Numa tentativa de resolver esta questão Zeus (Liam Neeson), Poseidon (Danny Hoston) e Ares (Édgar Ramírez) descem ao Submundo governado por Hades (Ralph Fiennes) num último esforço entre todos de chegarem a uma solução.
    Sem querer revelar muito mais, digamos que as coisas não correm como o previsto e Zeus é traído vendo a própria vida em risco.
    Perante o agravar da situação Perseus não pode mais ficar de fora e pensando no futuro do seu filho decide intervir e claro, salvar o dia!
    Em termos algo gerais é esta a história de ‘Fúria de Titãs’ que conta ainda com algumas surpresas pelo meio e claro, novas adições ao elenco com destaque para Agenor (Toby Kebbell) no papel de filho de Poseidon (e tal como Perseus, um semi-deus), a Rainha Andrômeda (Rosamund Pike) e Hephaestus (Bill Nighy).
    Todos terão um papel a desempenhar nesta aventura se bem que no final fica a clara sensação de ser tudo meio feito a correr!
    De facto o ritmo do filme é alucinante e a acção rapidamente começa a tomar conta dos eventos o que apesar de ser agradável de ver, não deixa de ser pretexto para deixar muita coisa por explorar!
    Com tantos elementos mitológicos à mistura (os Deuses; a criatura Kronos, os gigantes Ciclopes; a própria prisão do Monte Tártaro), tudo isto é extremamente interessante mas infelizmente as referências que se fazem são demasiado breves e superficiais!

    ResponderEliminar
  2. Em termos de interpretações pode-se dizer que esta continuação conta com um elenco mais rico!
    Apesar de não ser nenhum mestre da representação Sam Worthington apresenta-nos um Perseus mais humano e não a “estaca de pau” com que nos brindou em ‘Confronto de Titãs’ e portanto tem aqui um papel mais fácil de gostarmos; Liam Neeson e Ralph Fiennes dispensam apresentações e cumprem as suas funções e ainda Agenor (Toby Kebbell) primo de Perseus, cujo único propósito no filme parece ser introduzir algumas cenas mais cómicas mas sem grande sucesso; Rosamund Pike como Andrômeda revela-se uma agradável surpresa bem como Hephaestus que se torna rapidamente a personagem mais interessante do filme pela sua ligação antiga com os Deuses, mas infelizmente a sua presença é breve demais, o que é uma pena!
    De lamentar também o vilão de serviço, na pele do Deus Ares, que carrega em si um ódio imenso mas nunca se torna aquela personagem vil e cruel que seria de esperar!
    Interpretações comentadas é tempo de dizer que o grande trunfo de Titãs é o seu visual!
    Os magníficos cenários em CGI são de encher o olho e dão cor e vida a todo o ambiente criado em especial o Submundo e a prisão no Monte Tártaro onde grande parte da acção se passa; destaque também para a sequência no labirinto muito bem conseguida apesar de talvez um pouco longa demais!
    Todas as criaturas, com destaque para os gigantes Cíclopes, a mítica criatura de duas cabeças e claro Kronos estão incrivelmente detalhados e realistas! Um mimo para os olhos!
    Não deixa de ser uma desilusão, contudo, que o “pai” dos Deuses Kronos, se resuma a uma montanha de terra e lava que nem sequer fala… seria de esperar uma melhor explicação das origens da mítica criatura e já agora a sua interação com as restantes personagens do filme!
    Por fim, o 3D, também dá o ar da sua graça e “salta à vista” em algumas das cenas, evitando o fiasco do filme anterior duramente criticado pela fraca qualidade no uso da tecnologia!
    No final, tudo é comprimido em 90 minutos, Perseus salva o Mundo, fica com a beldade do filme e temos uma divertida salgalhada de mitologia grega, Deuses, Batalhas e acção pura e dura!
    Já com a parte 3 anunciada, ‘Fúria de Titãs’ não é o blockbuster do ano mas só por conseguir superar o filme de 2010, merece o nosso crédito e esperança de que a continuação se mantenha nos eixos!
    Leva um 3.5, Bom/Aprovado!

    O melhor
    - A mudança de realizador trouxe benefícios ao filme; as fantásticas sequências de acção e as míticas criaturas digitalmente recriadas; o 3D muito melhor conseguido; algumas boas interpretações (nem todas)!

    O pior:
    - a falha em ligar os elementos históricos presentes; os momentos mais dramáticos apressados e desligados do resto; certas personagens tinham potencial para mais; os 90 minutos obrigam a apressar as coisas; o súbito romance do final que surge literalmente do nada!

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião trata se de um filme que tem uma boa dose de aventura,no qual ficamos "colados" ao ecra...assim,pode se dizer que são 90 minutos bem passados..Não posso me pronunciar,nem tão pouco comparar, o "Confronto de Titãs" em relação a este "Furia de Titãs",porque não o vi,mas destacando neste Filme,achei interessante a interligação das acçoes das personagens,criando uma cumplicidade entre elas,queria também destacar as imagens/paisagens que da uma enfase ao filme e por fim,e não menos importante,achei "bonito" o romance entre o Perseus e a sua amada,Andrômeda,que contrariamente ao que foi comentado,achei que logo no inicio,ja havia algum despertar de emoções entre ela e seu deus,Perseus.
    Em suma,achei que foi um bom filme,com boa qualidade no audio/sonoro e na imagem.

    ResponderEliminar
  4. Bom, realmente o primeiro foi pobre, pois com a tecnologia e um bocado imaginação poderia ter saído algo de mais, e já que não se pode mexer muito na historia pois estão a retratar a mitologia grega, ainda bem então que neste superaram o primeiro! Estava sem expectativas para ver este mas assim, já vou com outra ideia mais positiva!

    ResponderEliminar