Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Jovem recebe da Mercedes mão biónica mais avançada do mundo


Um adolescente inglês, que nasceu sem mão esquerda, recebeu uma prótese biónica da Mercedes, no valor de 40 mil euros, após ter pedido ajuda por carta à marca.



Jovem recebe da Mercedes mão biónica mais avançada do mundo
Matthew James com a mão biónica

 Matthew James, um jovem de 14 anos, fã da fórmula 1, escreveu uma carta à Mercedes no sentido de angariar dinheiro para comprar uma mão biónica. A empresa, comovida com o acto do jovem, decidiu oferecer a prótese.
O jovem, que nasceu sem a mão esquerda, tinha até então uma prótese pouco desenvolvida, cujos movimentos se limitavam a abrir e fechar. O novo modelo, no valor de 35 mil libras (aproximadamente 40 mil euros) foi patrocinada pela Mercedes, com a ajuda da empresa Touch Bionics.
A mão, também conhecida por i-Limb, é feita de plástico com uma qualidade superior à maior parte das próteses e com a zona de encaixe ao braço em silicone. Os dedos são alimentados de forma individual, através de um computador colocado na zona da palma. O computador recebe as informações a partir de dois eléctrodos na zona de encaixe do braço, para detectar os impulsos eléctricos gerados pelos músculos do braço de Mathew. A mão está também equipada com Bluetooth, o que permite ao jovem britânico a ligação a um computador, sem recorrer a fios, para controlar a velocidade e a força dos movimentos.

2 comentários:

  1. bem já tinha lido isto realmente de louvar a atitude da Mercedes... só não percebo muito bem como é que o miúdo se lembrou de escrever à Mercedes sobre isto, afinal eles fabricam carros! ainda assim 40.000 euros perdidos por estes tipos é uma gota de água!

    ResponderEliminar
  2. A grande novidade daqui é a excelente noticia de uma mão biomecânica mais avançada do mundo! Simplesmente fantástica! Cada vez mais perto de termos ai robots com IA... Mas agora bonito era uma "mãozinha" assim pra todos que não a tem e não só aqui pro jovem...

    ResponderEliminar