Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida




Um grupo de pesquisadores de diferentes nacionalidades afirma ter encontrado a localidade da cidade perdida Atlântida, a lendária cidade da antiguidade que teria sido afundada no oceano após ser atingida por um tsunami.

A equipe responsável pela possível descoberta é liderada pelo arqueólogo americano Richard Freund, da Universidade de Hartford, nos Estados Unidos. Segundo o site da universidade, os pesquisadores utilizaram fotografias aéreas, ondas penetrantes de radar e tomografia de resistividade elétrica para aferir as informações da localização do que poderia ter sido a primeira metrópole já criada pelo homem, destaca o site Engadget. Segundo eles, as ruínas do que seria Atlantis estão localizadas na costa sul da Espanha.
Atlantis, ou o continente perdido de Atlântida, como também é conhecida, foi primeiro descrita pelo grego Platão, assim como conta sua página na Wikipédia (pt.wikipedia.org/wiki/Atlântida) e seria uma civilização bastante avançada como sociedade e que se desenvolveu em uma ilha, mas que teria afundado no oceano em apenas um dia.

Os pesquisadores trabalharam durante os anos de 2009 e 2010 com as imagens e realizando levantamentos na região do sul da Espanha, próximas ao Parque Doña Ana, tendo encontrado ruínas de uma cidade que dataria de mais de 4 mil anos. Mas o que realmente deu a Freund a ideia de que as ruínas poderiam ser mesmo Atlântida foi o fato dele ter encontrado em muitos locais da Espanha cidades memoriais, construídas à imagem da cidade mítica.

Na noite deste domingo, nos Estados Unidos, o canal de TV da National Geographic apresentou um programa sobre a possível descoberta dos pesquisadores, chamado de Finding Atlantis, ou Encontrando Atlantis, em inglês. Mais informações sobre o show podem ser obtidas na página da NatGeo (goo.gl/6bJXJ).

Para quem pode estar se perguntando se isto tudo não seria apenas trabalho de oportunistas dados os acontecimentos da última sexta-feira (11) no Japão, fica o destaque que o programa da NatGeo com os pesquisadores da Universidade de Hartford foi gravado no dia 9 de março, ou seja, dois dias antes da tragédia na Ásia.
Muitas são as histórias, as lendas e as teorias envolvendo a cidade mítica Atlântida. Será esta mais uma delas?

4 comentários:

  1. eh pa esta notícia é um pouco antiga... lol o tsunami no Japão foi o ano passado!

    ResponderEliminar
  2. Esta noticia pode ser antiga mas é interessante toda a sua teoria e justificação! Do porque do desaparecimento, da prova material e mesmo biblica da existência desta região! Para muitos investigadores, a descoberta da Atlântida será um "holy grail", por isso de certo que muito não estarão satisfeitos e continuaram à procura noutros locais com outras teorias... Será que é este o local verdadeiro? Será Atlântida verdadeira?

    ResponderEliminar
  3. eu acho que isto é tudo uma fantuchada e a prova é que a verdadeira Atlântida está debaixo da minha cama! ah ah ah

    ResponderEliminar
  4. Da tua cama? Lol... Isso é impossivel! Meu amigo, caso não saibas, à prai uns 15 mil anos, a terra esta "congelada", e quando "descongelou", o nivel dos oceanos subiu, pelas previsões dos cientistas, uns 50 metros! Por isso é perfeitamente razoável pensar que as civilizações, a existirem, seriam na costa dos continentes por causa da água, e com a subida do nível da água, essas civilização estejam hoje em dia 50 metros debaixo da água!

    ResponderEliminar