Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Filme da Semana: 'The Expendables 2 - Os Mercenários 2' (análise)






Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Sylvester Stalonne, Arnold Schwarzenegger, Jason Statham, Chuck Norris, Jet Li (e muitos mais)!
Realizado por: Simon West
Argumento: Richard Wenk / Stalonne
Produção: Vários
Género: Acção / Aventura
Data Estreia: 16 Agosto de 2012
Distribuidores:
Millennium Films / Nu Image Films

4 comentários:

  1. They’re back!!!

    Dois anos depois da estreia do primeiro filme que rapidamente se tornou um caso de sucesso ao fazer a proeza de juntar no mesmo ecrã os grandes nomes do cinema de acção, eis que a dupla Stalonne, Statham e companhia voltam a juntar-se para mais uma dose de adrenalina e muitos tiros, explosões e pontapés à mistura, protagonizados por um verdadeiro elenco de estrelas!
    Desta vez Stalonne deixa a realização para alguém mais experimente nestas andanças, Simon West, que já dirigiu alguns filmes de acção anteriormente, ou não fosse esta continuação em tudo mais ousada e em maior escala do que o anterior!
    A história é muito “straight foward” e sem grandes surpresas… se bem que a componente narrativa para aqui também não interesse muito!
    Depois de uma missão de salvamento alucinante onde os nossos heróis deixam um rasto de sangue e destruição ficámos a saber que o grupo tem um novo elemento, o jovem Bill The Kid (Liam Hemsworth). Mas antes que os nossos homens saboreiem a vitória entra em cena o misterioso Mr. Church (Bruce Willis), com mais um trabalho para Barney (Stallone) e o seu grupo, missão que passa por recuperar o conteúdo de um cofre perdido algures e que não pode cair nas mãos erradas.
    Infelizmente as coisas não correm como o previsto e esse item misterioso acaba mesmo por ser roubado pelo mauzão de serviço, o temível terrorista de serviço Vilain (Jean Claude Van-Damme) que pelo caminho se lembra de matar um dos elementos do grupo de Barney…
    Claro está que o grupo não está com meias medidas e em menos de nada Vilain tem a cabeça a prémio e está lançada a caça ao homem onde vingança será feita!
    A “equipa maravilha” desta sequela não desilude e os actores que no primeiro filme quase aparecem para dizer somente “olá” (Bruce Willis e Arnold) têm aqui um tempo de antena bem mais generoso, para nossa alegria!
    Uma sequela ousada, maior, mais apurada, e o resultado é bastante satisfatório, ainda que em termos de acção pura e dura, não exista nada em ‘Mercenários 2’ que já não tenha sido feito em dezenas de filmes anteriores.
    Há também claro muitos momentos puramente idiotas e que servem como único propósito, adicionar alguma comédia à mistura, mas o importante aqui verdadeiramente, é a nostalgia de ver os grandes heróis dos filmes de acção mais velhinhos aqui reunidos para “partir a loiça toda”!
    E nessa área, o filme corresponde e bem!

    ResponderEliminar
  2. As novas adições ao elenco, com destaque para Van Damme, são também excelentes, e o actor tem aqui um papel fantástico, criando um vilão frio, cruel e assustador! A fantástica luta final entre Van Damme e Stallone é verdadeiramente épica e mostra como estes dois velhotes não deixam os créditos por mãos alheias, numa das melhores cenas do filme.
    É impossível também não esboçar quase uma gargalhada quando entra em cena Booker (Chuck Norris) com uma anedota hilariante e muitos trocadilhos reminiscentes das suas antigas personagens que farão as delícias dos fãs! Pena não ter mais tempo de ecrã, bem como já agora Jet Li, que em menos de 15 minutos, desaparece totalmente! Uma pena!
    Arnold e Bruce Willis têm também o seu momento mais para o final do filme, na famosa cena de smart e metralhadoras em punho, se bem que basicamente se limitem a disparar contra tudo que mexe!
    Mas em especial Arnold, depois de tantos anos fora dos cinemas, parece não estar ainda totalmente à vontade e o timing em que aparece em algumas cenas é bastante duvidoso e as piadas mais secas também não ajudam!
    Muito boa está na mesma a dupla principal, Stallone e Statham continuam a ter uma grande química juntos e as melhores partes do filme são na sua companhia, em particular Statham que sendo o mais novo do grupo é imbatível nas lutas corpo a corpo, proporcionando belos momentos de acção!
    Em jeito de conclusão, ‘Mercenários 2’ não está de todo isento de falhas mas ainda assim, é uma sólida continuação do filme anterior, superando-o até em certos aspectos!
    Pelo elenco de sonho, um vilão que cumpre as suas funções, as belas cenas de acção, e todo o ambiente de pura nostalgia que rodeia cada cena ‘Mercenários 2’ tem tudo para agradar aos fãs que ansiavam por ver Stalonne, Arnold e Willis num filme digo do seu estatuto!
    Com a parte 3 já confirmada, mal podemos esperar para que este elenco de sonho consiga juntar ainda mais estrelas!
    Leva um 4.0, Bom/Aprovado!

    O melhor:
    - Stalonne, Arnold e Willis no mesmo filme que mais se pode pedir??; uma bem sucedida sequela; acção quanto baste; alguns momentos de comédia hilariantes; a brutal luta entre Van Damme e Stallonne; ‘Expendables 3’ a caminho!

    O pior:
    - O curto tempo de antena de certas personagens; alguns momentos mais idiotas algo desnecessários; a história bastante básica e directa;

    ResponderEliminar
  3. é um filme bastante apelativo não fosse pela exuberante equipa de atores com excelentes papeis..Destaco a "estreia" do notavel Chuck Norris que a meu ver poderia interpretar uma personagem mais ativa e não tao "solitária" cooperando assim com o restante elenco.Não posso deixar de comentar o papel de "mau da fita" do Van Damme que esteve muito dentro das expectativas..Em suma,um filme notavel que consegue ter comédia,accão/aventura e drama num so,juntamente com um elenco notável,faltando só para os mais "piegas" ou nao ,uma história de romance...Venha os Mercenarios 3

    ResponderEliminar
  4. Por mim é um filme 5 estrelas! Ter toda a equipa de volta, mais Willis, Arnold, Van Damme e Norris... Lindo! Acho que o "grupo" nuclear será sempre equipa de Stallone, e que os restantes são "add ons" como o Arnold e Norris, e claro, Van Damme, que desempenha um excelente papel como mau deste filme, portanto estar a dizer que este ou aquele podia estar mais tempo é um pouco não entender isso mesmo. Temos de considerar os acordos que foram feitos e que foram "pagos", pois esta gente não deve ser barata e provavelmente só quiseram/puderam ter uma participação mais pequena. Van Damme só deve ter acordado um filme e o que Jet Lee demonstra pelos 15 min que entrou, que foi mesmo um "até já", em especial pelo dialogo do filme, que sairia desta "saga" e só se veio despedir dos seus "colegas" heróis. No global do filme, estar a falar da história é ver o filme pelo prisma errada, e se é para isso, mais vale não ver, e as piadas que foram feitas, um pouco a cortar a tensão e a acção "bruta" foram fantásticas, em especial recordando as suas "catchphrases" típicas desempenhados nos seus filmes icónicos muito bem colocadas!Acho sinceramente que Norris, Arnold e etc, teriam uma participação mais activa se eles quiserem (e ainda estão "vivos"). Acho no entanto que realmente, já poucos podem ter um combate "corpo a corpo" com sua idade, como os casos dos Stathon, Lee e Van Damme, e ao contrario de Arnold e os restantes que praticamente só disparam armas quando tem hipótese e pouco mais. A participação do miúdo que ia se casar e que morreu pro pessoal se vingar é um pouco deslocada de todo o espírito do filme e para um super grupo de heróis, devia de haver uma super equipa de vilões e não só o Van Damme (coitadinho...). Por fim, sei que ninguém me ouve mas aqui vai, mercenários versão feminina, not a good idea....

    ResponderEliminar