A Universidade de
Aveiro vai apresentar na próxima quarta-feira o protótipo do ATLASCAR. O
Ford Escort adaptado "anda sozinho" e "detecta obstáculos" mesmo quando
as condições não são as melhores. Veja o vídeo.
"O que
distingue o nosso veículo de outros projectos como o da Google, além do
orçamento, é ser um automóvel normal adaptado com um conjunto de
tecnologias, que permitem que se conduza sozinho, em dadas
circunstâncias, ou com intervenientes", explicou Vítor Santos, da UA.
O
único automóvel em Portugal que permite condução autónoma, está a ser
desenvolvido há pouco mais de um ano pela equipa do projecto "ATLAS", no departamento de Engenharia Mecânica da UA.
O objectivo do projecto, de acordo com Vítor Santos, é "desenvolver ferramentas de apoio à condução e à segurança activa e passiva", e o protótipo, que denomina como um "híbrido de condução, é uma súmula de tecnologias para condução assistida e condução autónoma".
A condução em condições de visibilidade reduzida, nomeadamente à noite e com nevoeiro cerrado, é uma das vertentes em que o ATLASCAR está a ser estudado para que seja possível ajudar as pessoas em situações perigosas e prevenir colisões e acidentes.
"Com nevoeiro a visibilidade das câmaras também desaparece, os sistemas a laser não funcionam bem, mas o recurso a sistemas térmicos com radiação especial que estamos a ensaiar permitem detectar os obstáculos", adianta o investigador.
Segundo o professor, várias marcas contactadas têm tido "boa receptividade à colaboração" com o projecto, feito de raiz na Universidade de Aveiro, e que aposta na robustez do sistema através da integração sensorial.
O ATLASCAR já foi a Lisboa, mas com condutor e "só para recolher dados de condução em ambiente urbano" e não é ensaiado na via pública "sem condutor" por razões legais, pelo que a demonstração vai ocorrer num parque da própria universidade.
O objectivo do projecto, de acordo com Vítor Santos, é "desenvolver ferramentas de apoio à condução e à segurança activa e passiva", e o protótipo, que denomina como um "híbrido de condução, é uma súmula de tecnologias para condução assistida e condução autónoma".
A condução em condições de visibilidade reduzida, nomeadamente à noite e com nevoeiro cerrado, é uma das vertentes em que o ATLASCAR está a ser estudado para que seja possível ajudar as pessoas em situações perigosas e prevenir colisões e acidentes.
"Com nevoeiro a visibilidade das câmaras também desaparece, os sistemas a laser não funcionam bem, mas o recurso a sistemas térmicos com radiação especial que estamos a ensaiar permitem detectar os obstáculos", adianta o investigador.
Segundo o professor, várias marcas contactadas têm tido "boa receptividade à colaboração" com o projecto, feito de raiz na Universidade de Aveiro, e que aposta na robustez do sistema através da integração sensorial.
O ATLASCAR já foi a Lisboa, mas com condutor e "só para recolher dados de condução em ambiente urbano" e não é ensaiado na via pública "sem condutor" por razões legais, pelo que a demonstração vai ocorrer num parque da própria universidade.
bem isto parece quase o carro saido do filme 'Regresso ao Futuro' lol. mas axo bem claro, tudo que contribua para reduzir acidentes e tornar as estradas mais seguras é bom... mas ainda faltam muitos anos para um carro andar aí totalmente sozinho de forma segura! eu pelo menos não confiava uma viagem num carro destes lol
ResponderEliminarO carro do back to the future não andava "sozinho" e era um Delorean... Da noticia já conhecia e mais um passo "portugues" na tecnologia, apesar de saber que a google quer colocar no mercado muito muito longinquo este tipo de tec a funcionar!
ResponderEliminarlol meu amigo bem sei que o carro do regresso ao futuro era um Delorean e tinha condutor! quis-me referir à quantidade de "tralha" que este carro tem acoplada para andar sozinho! e o Delorean do "Regresso ao Futuro" também tava todo "artilhado"! e já agora para quando um remake desta saga?!
ResponderEliminarloooool, não à remake porque o michael j fox ta muito doente! Agora só com outro ator!
ResponderEliminare então metem lá um tarado qualquer a reavivar o sucesso daquilo!
ResponderEliminarPodia ser o Labeouf... Acho que tem uma maneira de ser similar ao Fox!
ResponderEliminar