Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Saída de Vitorino da RTP levou ao fim d"AsEscolhas de Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa terminou domingo o seu programa de comentário semanal na estação pública de televisão com uma frase lacónica: "Estou sempre disponível para a RTP". Mas é a RTP que parece não estar disponível para continuar com As Escolhas de Marcelo. O programa deverá terminar em finais de Fevereiro, a reboque do final do congénere Notas Soltas, de António Vitorino.O socialista sai a seu pedido. "Está a tornar-se cada vez mais difícil conciliar a minha vida profissional e pessoal com um espaço de comentário semanal como este. E julgo que ao fim de cinco anos é tempo de terminar", contou ao PÚBLICO. António Vitorino disse ainda que o final do Notas Soltas foi também comunicado a Marcelo Rebelo de Sousa "por causa das imposi-?ções da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social em termos do pluralismo político-partidário". Terá sido por acabar o espaço do comenta-dor socialista que a estação pública decidiu o fim do programa As Escolhas de Marcelo. Em seu lugar, a RTP prepara um novo formato de programa de comentário político.
A decisão foi adiantada durante o Telejornal de domingo à noite, pouco antes de ir para o ar As Escolhas de Marcelo. Fonte da estação pública adiantou ao PÚBLICO que o formato do programa está ainda em estudo, pelo que a participação de Marcelo e de Vitorino está em aberto, apesar de nenhum ter sido ainda consultado.
Ao PÚBLICO, o presidente da ERC criticou a associação entre o fim dos programas e quaisquer decisões da entidade reguladora. "A manutenção ou fim de qualquer programa só pode ser uma decisão de uma direcção, nunca por influência da ERC. Essa é uma invocação abusiva do nome da ERC", disse Azeredo Lopes, acrescentando que "o problema de falta de pluralismo do comentário se mantém enquanto faltarem outras correntes político-ideológicas no serviço público de televisão".
Ontem não foi possível obter um esclarecimento de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a sua assessora confirmou ao PÚBLICO o fim do programa actual. "A RTP decidiu acabar com o programa do professor em Fevereiro. Não sabemos mais nada de momento."

4 comentários:

  1. Apesar de Marcelo ter saido por vontade da RTP, a pergunta tem de se fazer... será que esta agora as portas abertas para Marcelo se candidatar à liderança do PSD?

    ResponderEliminar
  2. Não, as portas estão abertas para "O Padrinho" se candidatar e Marcelo estará é com as portas abertas no Asilo do Terço...

    ResponderEliminar
  3. Padrnho trabalha na sombra pa! não quer lugares populares!

    ResponderEliminar
  4. bem sinceramente não é algo que surpreende... apesar de vivermos numa dita "democracia" a verdade é que de forma ou outra há outros cordelinhos que se mexem quando certos assuntos são debatidos na televisão! Já durante o programa dos Gato Fedorento do Esmiúça os Sufrágios o Marçelo tinha dito que nem ele próprio sabia até quando iria durar o programa... tá visto que foi por pouco tempo! estamos num país em que dizer o que se pensa em televisão é ainda tabu!!!mesmo que seja verdade! coitado saiu da TVI, e agora sai da RTP!!!

    ResponderEliminar