Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

"New Moons"

Não, não é o filme... é mesmo uma "nova lua" que existe já algum tempo, os ciêntistas tambem a conhecem mas que não esta tão em voga nem é tão conhecido (e por mim falo que não conhecia), de forma que aqui as apresento... estou a falar das duas luas de Marte, Fobos e Deimos... E já que a nova grande conquista pela Nasa é Marte, porque não conhece la um  pouco melhor...

"Fobos é uma das duas luas de Marte. Fobos é a maior e a mais próxima lua de Marte. Fobos foi descoberto por Asaph Hall em 18 de Agosto de 1877, justamente 6 dias após a descoberta de seu parceiro Deimos.
Fobos é, em todo o Sistema Solar, o satélite que orbita mais próximo do planeta-mãe: menos de seis mil quilômetros acima da superfície marciana. Encontra-se, por isso, abaixo da órbita síncrona para Marte. Por esse motivo, a sua órbita vai descendo a um ritmo de 1,8 m por século. Assim, dentro de 50 milhões de anos pode ocorrer uma de duas coisas: ou Fobos se despenha sobre Marte ou, o que é mais provável, antes que isso aconteça as forças gravitacionais destruirão o satélite criando um anel à volta de Marte.
Os astrônomos supõem que o satélite era provalmente um asteróíde que foi capturado pela força de gravidade do planeta. A outra lua Deimos e também algumas luas de Netuno, acreditam-se também que eram asteróides que foram capturados."

 "Deimos é a menor e mais afastada das duas luas de Marte. É, também, a menor lua reconhecida do sistema solar. Seu nome é grego. Deimos era um dos filhos de Ares e Afrodite; deimos, em grego, significa terror.
A lua foi descoberta – junto com Fobos, o outro satélite de Marte – em agosto de 1877 por Asaph Hall e fotografado pela Viking 1 em 1977. Deimos tem um formato bastante irregular e acredita-se que se trate de um asteróide que foi perturbado de sua órbita por Júpiter e que acabou por ser capturado pela gravidade de Marte, passando a ser seu satélite."

3 comentários:

  1. Bom, de mim falo, nem fazia a minima ideia nem é assim tão falado, mas o mais impressionante para mim é saber que futuramente irão deixar de existir e que mesmo nós, terra, se um asteroide passar por cá, podemos "recrutar" uma lua para nós!

    ResponderEliminar
  2. pois pois o pior é se é assim um asteróide "grande" demais, e que em vez de se desfazer, choque contra uma grande cidade, tipo Armaggeddon real lol! Mas muito bem umas aulas de astrologia nunca fizeram mal a ninguém!

    ResponderEliminar
  3. Lol... es pessimista pa! mas claro, é um possibilidade... mas aqui o que quis demonstrar foi dar a conhecer algo que acho não ser tão conhecido...

    ResponderEliminar