Todos nós temos medos... Uns de aranhas, outros de cobras, outros do escuro, e outros de algumas coisas que são simplesmente incriveis (futuramente falar vos ei de Bananafobia). Mas e se houve se uma maneira de acabar com o medo? Por exemplo um comprimido? Fica então a história do que os avanços médicos poderão fazer talvez daqui a alguns anos:
"Um estudo desenvolvido pelo Weizmann Institute of Science em Rehovot, Israel, conclui que uma parte do cérebro, o córtex cingulado anterior subgenual (sgACC), é activada sempre que uma pessoa demonstra coragem, ou seja, quando enfrenta os seus medos. Sendo esta acção controlada pelo cérebro, os cientistas admitem a hipótese de desenvolver um tratamento contra fobias.
Segundo explica Yadin Dudai, responsável pela investigação, foram desenvolvidos testes permanentemente acompanhados por ressonâncias magnéticas, dividindo-se os voluntários entre um grupo que tinha medo de cobras e outro que não sofria dessa fobia. Durante o período em análise, Dudai e a sua equipa observaram que a sgACC registava diferentes padrões de actividade quando os voluntários sucumbiam ao medo da cobra e quando se mostravam dispostos a enfrentá-lo. Após a selecção, aqueles que tinham medo foram levados a interagir com a cobra. A actividade da sgACC cresceu de forma directamente proporcional à quantidade de medo sentida pelos que não fugiram, tentando enfrentar o seu medo. Porém, nos que não conseguiram ficar perto do réptil, o córtex cingulado anterior subgenual registou muito menos actividade.
A experiência, avança Yadin Dudai, é "um primeiro passo para conseguir compreender a região do cérebro responsável pela coragem", no sentido de manipular a actividade da mesma com intervenção terapêutica em pessoas cujas vidas são destroçadas pelos seus medos."
Mais uma vez, aqui o Blog à frente dos acontecimentos. E já sei que vocês vão dizer: "Eu não preciso, não tenho medo de nada!" Bom, isso veremos daqui algum tempo quando isto for comercializado...
ResponderEliminarah ah todos temos medo de alguma coisa... mas há algo que nem a maior coragem do mundo supera... o medo da morte! para quem tem medo da morte claro, que há os que a vêem como algo normalíssimo! mas bem, esta notícia não nada descabida de verdade, afinal todas as nossas emoções são "controladas" pelo cérebro!
ResponderEliminar