Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Stephen Hawking: Homem terá que colonizar espaço para sobreviver

A raça humana terá que colonizar o espaço nos próximos 200 anos se não quiser desaparecer, advertiu esta segunda-feira o astrofísico britânico Stephen Hawking, em entrevista publicada no site 'Big think'.

"Penso que o futuro a longo prazo da raça humana está no espaço. Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximos milhões de anos", declarou o cientista no site na internet que se apresenta como um "fórum mundial que relaciona pessoas e ideias".
"A raça humana não deveria apostar apenas no planeta", acrescentou o cientista.
"Vejo grandes perigos para a raça humana. Em muitas ocasiões no passado, sua sobrevivência foi difícil", afirmou, mencionando em especial a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba.
"A frequência de tais ameaças provavelmente aumentará no futuro. Teremos necessidade de prudência e juízo para lidar com elas com sucesso. Sou otimista", disse Hawking.
Segundo ele, "se pudermos evitar uma catástrofe nos próximos dois séculos, nossa espécie se salvará se nos lançamos no espaço".
"Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia, temos que garantir nossa sobrevivência", disse o cientista, considerando que o aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana.
"Por isso, sou favorável a fazer voos tripulados ao espaço", disse.
Em abril, o cientista havia advertido que se os extraterrestres existissem, os homens deveriam evitar qualquer contato com eles, porque as consequências poderiam ser devastadoras.
Stephen Hawking, de 68 anos, mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre o universo e a gravidade, é autor de "Uma Breve História do Tempo", um dos maiores 'best-sellers' da literatura científica.
Sofrendo desde os 22 anos de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que provoca paralisia, o cientista desloca-se em cadeira de rodas e se comunica através de um computador e um sintetizador de voz.

2 comentários:

  1. bem um homem brilhante sem dúvida e que poderá ter razão em cada afirmação que faz! a este ritmo, claro que os recursos do planeta não chegam para satisfazer as necessidades crescente duma população que aumenta cada vez mais! Outras opções se colocam se queremos sobreviver, e claro, o espaço é uma delas! mas isso é para daqui a muitos milhões, e portanto, já há muito cá não estamos, quem cá ficar que se desenmerde!

    ResponderEliminar
  2. Então Carteirista? Que vocabulário é este? Lol... Bem, não acho que quando o Hawking estava a pensar nisto, estava a pensar um pouco antes de milhões de anos... Acho mesmo que ele receie o próximo século! De realçar também que a num outro discurso publicado à uns tempos, Hawking também defendia que deveriamos não andar a mandar ondas radio com "hellos" e não sei que, pois caso os ETs sejam conquistadores, chegam aqui e matam nos a todos! Tal como Colombo fez com os Índios na America por exemplo! Estejamos mas é caladinhos no nosso cantinho! lol

    ResponderEliminar