Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Filme da Semana: "Skyline" - O Alvo Somos Nós (análise)












6 comentários:

  1. Depois de um interregno de algumas semanas, estamos de volta... Infelizmente podemos já dizer que é um regresso inglório, pois a proposta desta semana fica registada pelas piores razões possíveis!
    Este ano é aliás um pouco excepção comparado com anos anteriores, uma vez que ao contrário do que seria de esperar os filmes em estreia que realmente até valem a pena ver, ou já estrearam, ou simplesmente passam despercebidos! Dezembro é o mês por excelência de grandes estreias, aproveitando o período de festas mas definitivamente, este não é o caso! Felizmente que em Janeiro o panorama parece melhorar, estando em vista 2 ou 3 filmes que merecem a nossa atenção!
    Infelizmente para nós "Skyline" é sem dúvida, dos piores filmes deste ano senão mesmo o pior, bem como o pior filme de ficção científica em muito tempo, uma enorme desilusão e um verdadeiro manual de como fazer um mau filme! Sinceramente parece quase inacreditável como um filme que quando foi divulgado no Verão em 2 minutos de trailer parecia até razoável, quando estendido na sua hora e meia de duração é quase uma laranja espremida sem sumo para dar!
    Saído dum género algo batido, o típico filme blockbuster em grande escala no formato invasão alienígena, ainda assim, não é por haver outros (decentes) filmes do género, que este "Skyline" tinha que descarrilar como descarrilou!
    Realizado e financiado na totalidade por uma dupla algo desconhecida, os irmãos Strause (Colin e Greg Strause), responsáveis pelos efeitos especiais de outro filme mediano, "Alien vs. Predator: Requiem", os Strause decidiram meter mãos à obra e aventuraram-se a realizar por contra própria esta desgraça! Infelizmente para nós, mais valia estarem quietos! Mostram que têm até algum jeito para nos encher o olho visualmente, mas esquecem por completo o básico de qualquer filme, seja ele qual for... uma história envolvente e cativante, que prenda o espectador e suscite interesse... Não admira que em apenas 20 minutos de filme o pior já se comece a antever, já que parece que estamos a assistir a uma série de adolescentes tal é a fraca qualidade do que nos é dado a ver!
    A história (se é que assim se pode chamar) serve apenas para colocar as personagens do filme num apartamento de luxo na baixa de Los Angeles, onde toda a acção de desenrola e ponto final! Uma vez aí colocados pode começar a festança!
    A nossa personagem central, Jarrod (Eric Balfour), viaja até Los Angeles com a sua namorada gira, Elaine (Scottie Thompson) a convite de um amigo, Terry (Donald Faison) para a sua festa de aniversário, rodeado de mulheres atraentes que no fim do filme nem nos lembrámos do nome! Terry vive à grande e à francesa imagine-se, como técnico de efeitos especiais e quer dar uma ajuda ao seu velho amigo Jarrod! O problema é que passados 5 minutos de tomarmos conhecimento destes dados soltos, mal nos lembrámos deles já que não interessam minimamente! Pelo meio, somos brindados com mais um punhado de aspectos dramáticos que também em nada contribuem para o filme no geral e servem literalmente para encher chouriços!
    Posto isto, após uma noite de festa, algo estranho se passa quando estranhos raios de luz começam a cair dos céus... Ora raios de luz em plena noite vindos do céu, só pode ser mau sinal!
    Quando as nossas personagens percebem o mesmo começa uma verdadeira luta de sobrevivência, mas com tantos erros, má decisões e situações verdadeiramente idiotas, que quase desejamos que os extraterrestres os apanhem depressa para o filme terminar rapidamente!

    ResponderEliminar
  2. No conjunto "Skyline" parece um copy paste das melhores cenas de outros filmes do género, mas melhores, como "Distric 9", "War Of The Worlds", "Cloverfield" só para enumerar alguns, mas esses tinham uma história e personagens suficientemente interessantes para nos cativar e manter ligados! Nada disso acontece aqui e é óbvio que muita coisa falhou para um resultado tão desastroso como este!
    Os efeitos especiais estão até bem feitos, bem como as naves, os seres que andam na superfície à caça de humanos tudo isso está aceitável, o problema principal é que essas sequências estão em minoria, já que em 1h30m de filme sensivelmente metade estamos no apartamento de luxo de Terry que pelos vistos é o local mais seguro para estar quando lá fora dezenas de pessoas são raptadas para as naves espaciais, fazendo o típico papel de (maus) sobreviventes à espera de ajuda! Ora num filme destes, em que toda a acção se passa no exterior, porque raio havemos de passar metade do filme fechados em quatro paredes? É uma situação frustrante e aborrecida, e a situação torna-se tão estúpida e grave mais para o final, que os nossos "heróis" vêem tudo o que se passa, em tempo real, através de um telescópio ligado a uma televisão HD na sala de estar! É como estar a ver o nosso próprio filme! Brilhante!
    Outro problema é precisamente esse, só acompanhámos este grupo de fulanos! Não nos é dada uma ideia maior panorama dos acontecimentos, já que aparentemente, esta invasão dá-se em todo o planeta, mas não há uma única cena durante o filme que nos mostre isso, nem o que está a ser feito para tentar saber a origem desta invasão ou os esforços em combate-la!

    Há algumas ideias básicas a seguir em filmes do género mas os irmãos Strauce ou nunca viram um filme sobre invasões extraterrestres, ou não percebem patavina sobre dirigir um filme!
    Pelo meio, há uma ou duas cenas de maior suspense, alguns tiros disparados, algumas aeronaves sofisticadas a combater os maus da fita e cenas de acção que desafiam as leis da gravidade e da pura física a roçar muito perto a estupidez pura! É ver para querer!
    Quando finalmente o filme se aproxima do seu final, temos uma perspectiva do que raio estes seres querem connosco e o que se está a passar no interior as naves mas até isso é absurdo e estúpido e nem vale a pena contar só para terem o (des)gosto de descobrirem por vocês... e pior, deixa a porta aberta para uma possível continuação... oh Meu Deus!!
    Em conclusão, não andaremos longe da verdade se dissermos que este é sem dúvida um dos piores filmes deste ano, e já agora, dos piores filmes de ficção científica feitos! Isto nunca devia ter saído da gaveta!
    Um verdadeiro desperdício de tempo, de dinheiro, num filme aborrecido, desinteressante, parado, repleto de falhas e que mostra como bons efeitos especiais não são suporte para uma história sem pernas para andar! Esperem pelo DVD, ou poupem tempo e dinheiro e vejam o trailer!
    Assim e acho que pela primeira vez, atribuímos a um filme a nota mais baixa e fica com a classificação de 1.0 - Mau/Péssimo!
    Fujam dele como o diabo da cruz!

    O melhor:
    - sinceramente? os efeitos especiais e algumas vistas da cidade de L.A.!

    O pior:
    - fraco desempenho dos actores; personagens pobres e totalmente apáticas para com o espectador; uma história vazia de conteúdo sem qualquer estrutura narrativa e repleta de “buracos”; falta de ritmo adequado para um filme deste género; má banda sonora, má realização; uma sequela? oh não, isso não!

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, simplesmente foi um filme que é sempre uma ideia engraçada, se calhar um pouco gasta talvez, mas pelo que percebi, é o que tem estado na moda ultimamente em Hollywood, de termos uma invasão ET, mas com muito má realização! Temos um inicio que mais parecia uma Novela Mexicana, e pimba, levamos sem qualquer sentido, a invasão! Não teve nenhuma substância, e o ritmo, a intensidade foi zero! Se nos primeiros 20 min estamos a dormir a ver o filme, passamos imediatamente para a parte da invasão! Mal preparado, mal realizado! Os actores, sem culpa alguma, meteram se numa boa alhada! É que nem texto de jeito tiveram! Sobre a ficção cientifica, foi o único ponto de algum interesse, pois foi a única coisa que podemos dizer esteve a um bom nível!Acho que um bom filme sem suspense nunca será um bom filme, e este não teve essa capacidade, de agarrar o espectador... E portanto, este recomendo que ninguém o veja... Nada de novo trás...

    ResponderEliminar
  4. << Você está de bem com a vida? Procura novas emoções?

    ENTÃO PAGUE BILHETE E VÁ VER SKYLINE!

    Você sairá do cinema muito diferente do que entrou... >>

    ResponderEliminar
  5. Lol... Sem duvida alguma... Vai sair diferente de quando chegou... Isso é certo... Mas aviso já, se tiver possibilidades, leve um radiozito ou uma play portável, só para o caso...

    ResponderEliminar
  6. eu preferia passar 1h30 a ver um filme sueco sem legendas que voltar a ver isto!

    ResponderEliminar