Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cabeça encontrada na casa de um reformado é do rei Henrique IV

Um grupo de cientistas atestou a autenticidade da cabeça do rei Henrique IV de França, encontrada em 2008 em casa de um reformado, após vários séculos de peregrinações rocambolescas.

A cabeça de Henrique IV está "em muito bom estado de conservação" e tem cabelos e restos de barba, refere um estudo do "British Medical Journal" ontem, terça-feira, publicado, apresentando os pormenores desta surpreendente descoberta.

Filho de Antonio de Bourbon, duque de Vendôme, e Joana III de Albret, Rainha de Navarra, Henrique IV de Bourbon (1553-1610), que ficou conhecido como "Henrique, o Grande" e cujo reinado começou em 1859, era rei de Navarra e tornou-se o primeiro monarca de França pertencente à família Bourbon, por morte do seu primo e cunhado Henrique III de Valois.

Um dos reis mais populares de França, durante e depois do seu reinado - sendo informalmente denominado como "o bom rei Henrique" -, sempre se preocupou com o bem-estar económico dos súbditos e deu mostras de uma tolerância religiosa incomum para a época, tendo sido assassinado por um homem com perturbações mentais, o católico fanático Ravaillac, e enterrado na Basílica Saint-Denis, onde estavam sepultados todos os outros reis de França.

Segundo a investigação, a cabeça de Henrique IV está "ligeiramente escurecida, com os olhos meio-fechados e a boca aberta" e ostenta diversos sinais distintivos.

Entre os sinais, "uma pequena mancha escura de 11 milímetros de comprimento logo acima da narina direita, um buraco que prova que usava um brinco no lóbulo da orelha direita, como era moda na corte dos Valois, e uma lesão óssea sobre o lábio superior do lado esquerdo, vestígio de um golpe feito por Jean Châtel, durante uma tentativa de assassínio, em 27 de Dezembro de 1594.

2 comentários:

  1. lol então o fulano tinha a cabeça do rei lá em casa e não dizia nada? e já agora quem é que arrancou a cabeça ao pobre rei? uma história muito macabra... já para não falar como raio uma cabeça vai parar a casa de alguém? quê chegou por encomenda? vou procurar aqui por casa se calhar ainda encontro vestígios de alguém famoso... ah ah ah

    ResponderEliminar
  2. Bom, como é que lá chegou não se sabe, mas Henrique IV foi assassinado, e depois sua cabeça foi embalsamada. Um coleccionador possuía mas foi saqueada e perdida... E agora foi encontrada, e sabe se lá o que tu iras encontrar na tua! ah ah ah

    ResponderEliminar