Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de março de 2011

Estudos recomendam telefonar... ao volante!

Estudo aconselha condutores a "tarefa secundária"


Investigadores da Universidade de Kansas, Estados Unidos, chegaram à conclusão de que uma condução monótona - no caso um motorista apenas preocupado com a estrada - também pode ser perigosa para o condutor. Sugerem, portanto, que é mais seguro realizar outra tarefa enquanto conduzem.

Os autores do estudo, Paul Atchley e Mark Chan, aconselham os condutores uma "tarefa secundária", como mudar as estações de rádio ou falar ao telemóvel, por exemplo, como forma de melhorar a concentração do condutor, principalmente no último troço da viagem.

Uma sugestão que contraria o que sempre foi recomendado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária de Portugal e, inclusive, punido com multa pesada caso não seja respeitado (de 120 a 600 euros em Portugal),

Num simulador automóvel, alguns participantes conduziram sem qualquer tipo de distracção, enquanto que a outra parte do grupo conduziu por 30 minutos ao mesmo tempo em que executava outras tarefas. No decorrer da viagem simulada, Atchley e Chan introduziram diversos obstáculos, como um veículo desgovernado a atravessar a estrada.

O nível de habilidade dos motoristas foi aferido de acordo com a capacidade de manter-se em linha recta, reagir a tempo de impedir colisões, evitar manobras abruptas para manter um curso firme e a capacidade de relembrar todos os sinais avistados.

Os resultados dos estudos indicaram que os motoristas que executaram uma tarefa secundária na parte final da jornada obtiveram melhor desempenho - reduzindo a probabilidade de cometerem infracções de trânsito - comparado aos motoristas que tiveram uma "condução monótona" ou com tarefas do início ao fim.

3 comentários:

  1. Condutores, em caso de ser "caços" pela policia a conduzir ao volante, já tem uma "desculpa"... eh eh eh

    ResponderEliminar
  2. é isso! basta pegar no telemóvel, ligar para um destes investigadores e dizer-lhe para confirmar ao polícia que conduzir e falar ao telemóvel faz bem afinal lol! outra estupidez mas enfim! lá falar com auricular ainda vá que não vá, agora uma mão ocupada e com a outra ter de segurar no volante e meter mudanças quero ver quem é o artista que evita obstáculos lol

    ResponderEliminar
  3. Ei, o estudo não indica como se deve telefonar...
    Agora mais a serio, claro que quando se esta a dizer que se deve telefonar significa que se deve estar "distraídos" com uma tarefa secundária, e claro o melhor mesmo é com auricular ou alta-voz... Acho que com telefone na orelha fica se sem uma mão para conduzir e claro, não é recomendado...

    ResponderEliminar