Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Filme da Semana: ´Rango' (análise)














Ficha Técnica:
Elenco / Créditos

Com: Johnny Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin, Alfred Molina e Bill Nighy
Realizado por: Gore Verbinski
Argumento: John Logan / Gore Verbinski
Produção: Gore Verbinski / John B. Carls
Género: Animação / Acção / Aventura
Data Estreia: 03 Mar. 2011
Distribuidores: Paramount Pictures Entertainment / DW Films / Nickelodeon Movies

4 comentários:

  1. Um herói que ainda não sabe quem é…
    A equipa por detrás da até agora trilogia ‘Piratas das Caraíbas’ decidiu, antes de nos apresentar o 4º capítulo da saga, enveredar por outros caminhos e entrar por um género dominado pelos grandes estúdios da Pixar e da Disney, a animação infantil!
    Se bem que se possa desde já adiantar que este ‘Rango’ de infantil tem muito pouco, dado o teor mais adulto presente em certos momentos que incluem várias piadas mais arrojadas e insultos bem audíveis e muita violência à mistura!
    De facto, ‘Rango’ é dirigido a um público mais maduro e quem for para este filme com as crianças atrás corre o risco de ficar um pouco desiludido, se bem que existam com fartura os momentos mais divertidos e descontraídos, mas este não é definitivamente um filme para crianças mais jovens.
    Mas idades aparte, a verdade é que a aposta do realizador de ‘Piratas das Caraíbas’, Gore Verbinski no universo da animação é claramente ganha, e ‘Rango’ é um filme super divertido e bastante agradável de ver!
    A história gira em torno da personagem principal, Rango, um simpático e amistoso camaleão/lagarto domesticado fantasticamente interpretado por Johnny Depp, que fruto do destino, após um pequeno incidente se vê em pleno deserto no meio do nada perdendo para sempre o conforto do aquário que até agora lhe servira de refúgio…
    Rango está agora na dura natureza e terá de se desenvencilhar sozinho se quiser sobreviver à dura vida no Velho Oeste.
    Como nos é dado a entender logo nos momentos iniciais do filme, Rango atravessa uma espécie de crise de identidade… não sabe o seu papel no mundo, tem claros problemas de se relacionar com os outros e os seus únicos amigos são um peixe de plástico e uma boneca sem cabeça. Rango tem no entanto um sonho… fazer algo de grandioso e tornar-se um herói para ajudar os outros… Mais cedo do que imagina vai ter oportunidade para o fazer!
    Esta aparece quando Rango chega à “Vila da Poeira”, uma pequena cidade no meio do deserto com um grave problema de abastecimento de água que ameaça toda a população.
    Como se isso não bastasse, instalou-se na cidade uma verdadeira anarquia com rufias e vilões por toda a parte que ameaçam a pacatez dos habitantes locais… falta a presença de alguém capaz de trazer ordem e impor a sua autoridade! E quem será o melhor candidato?
    Rango claro está! Com a sua fixação em se tornar herói de serviço, o nosso lagarto vai tornar-se xerife da cidade se bem que não pelos meios mais usuais como vamos perceber…
    E rapidamente Rango se dá conta que isto de ser herói e famoso não é nada fácil, especialmente quando começamos a meter o nariz onde não somos chamados… conseguirá o novo xerife resolver o mistério da falta de água e salvar a “Vila da Poeira”?

    ResponderEliminar
  2. O filme pode-se considerar um verdadeiro western à moda antiga… temos o xerife local, o saloon muitos cowboys e pistoleiros e os vilões de serviço… excepto que no caso, em versão animada! E como se disse, este western marca pontos!
    No seu centro, temos o típico herói com problemas de personalidade que precisa de encontrar o tal acto heróico que o faça perceber qual o seu papel… A fórmula pode parecer vulgar mas o filme está de tal forma “recheado” que tem suficientes aspectos para o tornar completamente diferente e inovador, chamando ainda a atenção para problemas mais sérios como as questões ambientais e a crescente escassez de água no nosso planeta.
    A nível técnico, Rango é magnífico! As personagens são vívidas e super bem desenhadas, as suas animações físicas e faciais fluidas e naturais.
    Os cenários são super coloridos e variados e há um punhado de cenas com maior acção que atestam bem a qualidade técnica aqui em uso bem como a enorme atenção dispendida a certos detalhes que elevam ainda mais a experiência o que mostra bem que não é só a Pixar especialista em filmes de animação.
    Claro que o visual não é tudo ainda para mais num filme animado, mas felizmente ‘Rango’ nesse departamento está também bem servido por um excepcional elenco de actores que dão voz a este enorme leque de divertidas personagens, Isla Fisher, Abigail Breslis, Alfred Molina e Bill Nighy (o temível Davy Jones de Piratas das Caraíbas) com uma voz sublime, compõem o leque de talentos presentes na película.
    A banda sonora a cargo de Hans Zimmer, outro compositor que colaborou com Verbinski em ‘Piratas’ está também boa e recomenda-se bem como todos os efeitos sonoros presentes nas várias cenas! Verdadeira música para os ouvidos!
    Em conclusão, prós e contras somados, ‘Rango’ é um divertido filme de animação de excepcional qualidade, ainda que dirigido a um público mais adulto, com as suas piadas bem picantes e alguns palavrões à mistura! Um elenco de grandes actores, animações fantásticas e cenas dignas de um verdadeiro filme de acção, fazem o resto e o produto final é um filme memorável que promete 100 minutos muito bem passados no cinema! Vejam a versão original que certamente não se irão arrepender! Leva o selo de Bom/Aprovado e a classificação de 4.0!
    Ah e foi inteiramente filmado em toda a glória do 2-D que mostra que este formato tem ainda muito para dar e não é preciso seguir a febre das 3 dimensões para fazer filmes de qualidade!

    O melhor:
    - Johnny Depp estreia-se na animação mas a sua qualidade como actor está lá; o restante elenco também de grande qualidade; os cenários coloridos e vivos, as animações das personagens, a banda sonora; as piadas “picantes” dirigidas a um público mais adulto.

    O pior:
    - A primeira parte do filme, algo parada, facto superado no restante tempo; as referidas piadas, ainda que irresistíveis, tornam o filme impróprio para crianças mais jovens.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, um obrigado pelo bonito comentário de "Noticia em Verso"!

    De seguida, uma questão e um reparo para Carteirista. Primeiro, vincas te varias vezes que filme não deverá ser visto para jovens, eu não o vi, portanto pergunto, "arranjar" o filme para minha prima de 13 ou 14 anos é recomndavel? Segundo, dizes no teu segundo comentário que Depp se estreia na animação, recordo te que pelo menos ele entro no "Corpse Bride" de Tim Burton, logo não se estreia aqui.

    Por fim, filme como já disse não vi, mas realmente pretendo ver pois parece realmente um filme divertido! E ter Depp é também um chamariz...

    ResponderEliminar
  4. Bem realmente uma bela forma de "relatar" notícias, através de poesia! Parabéns! Um obrigado também ao meu amigo colaborador pelo reparo, estava totalmente a leste de saber que o Depp já havia participado num filme de animação... mas realmente faz todo sentido, Tim Burton e Depp são quase sócios no cinema, já fizeram uma mão cheia de filmes juntos! Mas talvez aqui neste filme o protagonismo do Depp seja maior já que o filme gira todo em torno "dele" e do nosso amigo Rango!
    Pá quanto a "arranjares" o filme para a prima, pá 14 anos já não é uma miúda e já pode ouvir uns palavrões e umas piadas mais adultas portanto! Mas o filme não é só para "adultos" por causa dos palavrões, mas a própria temática em torno do filme pode ser algo complicada para um miúdo que não percebe a "mensagem" que o filme queira transmitir o que é uma pena! Mas bem para a idade, estás à vontade, de certeza que a tua prima vai adorar o filme! E já agora tu também, está realmente muito bom!

    ResponderEliminar