Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nova Cronologia

(from Wikipedia)


A Nova Cronologia do matemático russo Anatoli Fomenko é uma tentativa de reescrever a cronologia mundial, baseada na sua conclusão que a cronologia mundial como o sabemos hoje é fundamentalmente quebrada. A cronologia associa-se comumente com o nome de Fomenko, embora seja, de fato, uma colaboração de Fomenko com vários outros matemáticos russos, inclusive Gleb Nosovski.
O famoso jogador de xadrezGarry Kasparov – pertence ao grupo de notáveis que, actualmente, dá voz à contestação de muitas das premissas internacionalmente tidas como correctas cerca da história e da cronologia.

História


Apenas desde a Renascença tardia – mais concretamente com I. Scaliger (1540-1609) e, finalmente com D. Petavius (1583-1652), é que uma certa cronologia com eventos globais pôde ser reconstruída e se tornou mais ou menos aceite.
No mesmo momento da elaboração da cronologia de Scaliger/ Petavius - actualmente utilizada - muitos investigadores levantaram objecções.
D. ArcillaUniversidade de Salamanca em Espanha – referia que a história Antiga tinha resultado de uma fabricação do final da idade média.
Jean Hardouin – director da Biblioteca Real Francesa, declarava que as antiguidades e textos antigos haviam sido criados (ou falsificados) após o século XII.
Nicolai Morozov (1854-1946), proeminente cientista Russo – publicou uma monografia que, usando métodos de análise matemático aplicados às descobertas de foro da astronomia, linguística, filologia e geologia, implicava os eventos tidos como do “mundo antigo” como apenas possíveis a partir do século III da Era comum (E.C) actual.
A partir de 1970 – na Universidade Estatual de Moscovo – Anatoli Fomenko em conjunto com graduados em matemática desenvolveu as teorias de Morozov. Com uma precisão sistemática – modelos sequenciais de genealogias e governantes do mundo antigo foram analisados e contrastadas com os da era moderna.

 

Idéias da Nova Cronologia


Teoria, chamada de Nova Cronologia, garante que toda a história escrita do mundo não tem mais de 1000 anos e o que ele diz é que não se pode afirmar com certeza absolutamente nada que ocorreu antes do sec. XVI. Para isso, Anatoli Fomenko mostra várias incoerências da cronologia oficial, a falta de fontes primárias desse período, as falhas na datação por carbono-14. Para comprovar suas teorias, ele fez um gráfico comparando os reinados Romanos e os Judaicos, utilizando como base o período de governo de cada imperador. Através de análise estatística, Fomenko revelou “coincidências” nas dinastias de regentes que levavam a duplicados – mudando apenas o nome, época cronológica e/ou localização geográfica.
Fomenko ainda diz, que Jesus foi nasceu em 1152, e na verdade é a mesma pessoa que São Basílio e imperador bizantino Andrónico I Comneno.

2 comentários:

  1. Mais uma teoria interessante, e de uma matéria que o nosso amigo Carteirista gosta! Algumas duvidas parece haver entre alguns matemáticos (e não só) sobre a história! (Já cá trouxe várias possibilidades de que a história não é bem como a gente a conhece, mas foquei sempre mais em anos bem atrás, antes de Cristo... Estes últimos Posts, falam mais sobre a idade média (ou anos após Cristo) e sua polémica! Aqui fica então para os interessados...

    ResponderEliminar
  2. lol primeiro foi o erro fantasma agora isto? mas afinal que dia é hoje? 05 de Março de 2010? E a gente nasceu em 1983? lol já não percebo nada! vou dar um nó! estou com amnésia temporal tá feito! obrigado amigo Vai-me à Loja!

    ResponderEliminar