Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

"Star Wars" à Americana

(from Wikipedia)

A Iniciativa Estratégica de Defesa, também conhecida por Iniciativa de Defesa Estratégica (tradução do nome oficial em inglês: Strategic Defense Initiative) é o nome dado ao programa militar estadunidense proposto pelo Presidente Ronald Reagan, para construir um sistema de defesa que fosse capaz de impedir um ataque nuclear contra o território dos Estados Unidos. O programa também ficou conhecido como "guerra nas estrelas".

O programa foi lançado oficialmente em 1983, no auge das tensões que marcaram a II Guerra Fria entre EUA e URSS, durante os anos 1980 [1][2] [3].
Representação artística de uma arma a laser baseada no espaço, 1984.

Este projeto consistia em um conjunto de sistemas de radares de longo alcance instalados em terra, combinados com sistemas de mísseis anti-balísticos e uma complexa rede de satélites artificiais, que incluiria desde sistemas de localização e rastreamento de mísseis balísticos, até sistemas com capacidade bélica múltipla ofensiva-defensiva, como armas a laser e armas cinéticas, capazes de destruir mísseis balísticos no auge de sua trajetória, quando estão no espaço [4]

O SDI previa transformar esta rede de sistemas anti-mísseis balísticos em um verdadeiro "escudo espacial", munido de armamentos capazes de interceptar, à partir do espaço, quaisquer mísseis balísticos lançados contra o território dos Estados Unidos.

A idéia, considerada mirabolante por parte da opinião pública, teria um custo de 100 a 200 bilhões de dólares e levaria ao menos duas décadas para ser finalizado.

1 comentário:

  1. Dentro do grupo de Ufologistas, esta será mais uma "prova" de que existem ETs e que o governo Americano sabe disso! Isto porque? Porque dentro dessa teoria, os americanos "falaram" com Ets, os tipos são maus e querem um dia vir cá dar cabo de nós, e por isso temos de começar a "apontar" nossas armas para o espaço! Com isto à parte, fica aqui algo que é simplesmente fabuloso, faz lembrar alguns filmes que já vimos (Star Wars por exemplo) e poderá ser o futuro da defesa do mundo (entre paises... para já!).

    ResponderEliminar