Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Um olho à "Exterminador!"

Britânico volta a ver a luz com olho biônico

Um britânico que há 30 anos estava completamente cego voltou a ver a luz, depois de colocar um olho biônico criado por uma empresa americana.

O aparelho usa uma microcâmera montada em um par de óculos que transmite as imagens para eletrodos implantados na retina. O próximo passo será implantar uma câmera diretamente no olho do paciente.

Há uma década, os cientistas tentam desenvolver protótipos que possam restaurar a visão mandando imagens diretamente para o cérebro. O olho biônico criado pela empresa californiana Second Sight é a última geração desses aparelhos e foi implantado com sucesso em 18 pacientes cegos nos Estados Unidos, no México e na Europa.

Na quarta-feira, um britânico de 73 anos que fez o implante há sete meses disse que voltou a ver a luz pela primeira vez em 30 anos. Ron parou de ver devido à retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que afeta a visão. Os médicos implantaram 60 eletrodos microscópicos na retina dele.

As imagens captadas por uma câmera nos óculos são transmitidas para os eletrodos, que estimulam o nervo óptico. Ron consegue ver flashes de luz e objetos brancos. A mulher dele, Tracy, conta que Ron consegue separar as roupas claras. Ele também vê linhas brancas no chão.

O cirurgião Lyndon da Cruz diz que, por enquanto, o olho biônico só funciona para quem tem o nervo óptico intacto. O porta-voz da empresa que fabrica o aparelho nos Estados Unidos acredita que, em 50 anos, o olho biônico permitirá que os pacientes leiam e reconheçam rostos.

3 comentários:

  1. bem notícias destas são sempre de louvar, tudo o que melhore a qualidade de vida das pessoas é muito bem vindo! o preço deste "brinquedo" é que não deve ser nada barato!

    ResponderEliminar
  2. Os cegos já podem "sonhar" em voltar a ver (ou ver pela primeira vez...). Uma fantástica opção aqui divulgada, que esperamos um dia ser "banal"!

    ResponderEliminar
  3. isto um dia vai estar evoluído de tal forma que praticamente todas as doenças terão cura... digo eu!

    ResponderEliminar