Número total de visualizações de páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Artista implanta orelha em braço e cria polêmica




Um artista australiano criou polêmica ao implantar uma orelha no próprio braço. Stelarc, codinome do cipriota de nascença Stelios Arcadiou, 61 anos, quer no futuro implantar um microfone próximo à orelha, para captar o que estiver sendo "escutado".

O implante do órgão, nesse caso uma prótese feita de cartilagem humana, causou reações de cirurgiões, que questionaram a realização da operação, já que ela não tinha necessidade clínica.

Stelarc utiliza o próprio corpo como plataforma para os seus trabalhos, que mesclam instrumentos médicos, próteses, biotecnologia, elementos de robótica, sistemas de realidade virtual e Internet.

O artista já suspendeu seu corpo por cabos de aço, amplificou ondas cerebrais, operou uma terceira mão robotizada e filmou seus pulmões e estômago. Stelarc disse que precisou de anos para encontrar um cirurgião disposto a realizar o implante da orelha.

Polêmica
Seu mais recente trabalho foi apresentado à audiência britânica em um centro cultural em Newscastle.

"Isto vai provocar reações. Há muita gente que perdeu a orelha em acidentes e que não consegue substituí-la facilmente. Este tipo de reconstrução é cara", disse o cirurgião Francis Wells, que já trabalhou com o artista em outro projeto.

Uma dessas vozes foi a da modelo Sasha Gardner, que nasceu sem uma das orelhas e teve de implantá-la. "Ele (Stelarc) vê isso como arte, mas eu pessoalmente acho ofensivo. É um assunto muito sensível para as pessoas."

Já o médico David Gault, da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos, disse que a publicidade criada pelo artista pode ser positiva. "(A performance) pode trazer benefícios se levar pacientes a procurar uma ajuda que não imaginavam que existia", ele afirmou.

2 comentários:

  1. bem se este gajo é artista eu sou astronauta não? lol! mas pronto o corpo é dele se o gajo tem dinheiro para gastar a fazer tolices que faça ah ah ah

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que à malucos para tudo... e minha função no mundo é coloca los aqui para nós os gozar mos! ah ah ah

    ResponderEliminar