Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cientistas criam árvore artificial que transforma CO2 em oxigênio

Pesquisadores americanos criaram uma árvore artificial capaz de transformar CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico) em oxigênio.

A ideia dos cientistas é compensar a crescente derrubada das árvores e o aumento na produção de dióxido de carbono para ajudar a equilibrar a produção de oxigênio no mundo.
Para tentar resolver esse impasse, pesquisadores do Centro Lenfest de Energia Sustentável da Universidade de Columbia, liderados por Klaus Lackner, criaram uma árvore artificial que deverá fazer o trabalho de uma de verdade.

Projetada por Lackner, Mario Caceres e Christian Canonico, do Influx Studio, a máquina absorve o CO2 do ar e emite oxigênio ao ambiente. Batizada de projeto Boston Treepod Initiative, a ávore é parecida com o dragoeiro (Dracaena draco), que é nativo dos arquipélagos das ilhas Canárias, Ilha da Madeira e Açores.

O dragoeiro foi escolhido como modelo por causa de seus amplos ramos e por sua copa na forma de um guarda-chuva, capaz de suportar os enormes painéis solares que fornecem energia à arvore artificial.

3 comentários:

  1. ora ai esta uma boa notícia, muitas vezes esquecemo-nos que o simples acto de respirar deve-se tão simplesmente ao tão importante oxigénio, cada vez mais poluído pelos gases nocivos que andam aí pela atmosfera... por mim metia já uma máquina destas aqui no quintal eh eh

    ResponderEliminar
  2. Bem, acho que já estamos prontos para aniquilar todas as árvores para a madeira! Lá se vai a Amazonia! ah ah ah

    ResponderEliminar
  3. Acho uma boa ideia,pelo menos estão a tentar resolver um grave problema que temos a nivel da poluição e pouco recurso de oxigenio...Mas so isso não chega...acho que a soluçoa não passa por criar simples arvores artificiais..é preciso muito mais..

    ResponderEliminar