Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escala de Kardashev

(from Wikipedia)

A Escala de Kardashev é um método proposto pelo astrofísico russo Nikolai Kardashev para medir o grau de desenvolvimento tecnológico de uma civilização. Foi apresentado originalmente em 1964 e utiliza-se de três etapas ou tipos, classificando as civilizações baseado na quantidade de energia coletada, utilizada e processada e seu aumento em escala logarítmica.
As três etapas de Kardashev são:
  • Tipo I - Uma civilização capaz de aproveitar toda a energia potencial de um planeta, aproximadamente 1016 W. A significação real dessa classificação é muito efêmera; a Terra especificamente tem uma capacidade energética de aproximadamente 1.74×1017 W. A definição original de Kardashev era de 4×1012 W. (Kardashev definiu o Tipo I como "um nível tecnológico próximo ao nível alcançado atualmente na Terra", "atualmente" significando 1964).
  • Tipo II - Uma civilização capaz de aproveitar toda a energia potencial de uma estrela, aproximadamente 3.86×1026 W. A definição original de Kardashev era de 4×1026 W.
  • Tipo III - Uma civilização capaz de aproveitar toda a energia potencial de uma galáxia, aproximadamente 1036 W. Esta classificação é muito efêmera, já que as galáxias variam enormemente em tamanho, formato e calor emitido. A definição original de Kardashev era de 4×1037 W.
Todas essas civilizações são puramente hipotéticas até o presente momento. Entretanto, a Escala de Kardashev é utilizada pelos pesquisadores do SETI, autores de ficção científica e futurologistas como uma orientação teórica.

Possibilidade de um Tipo IV

Zoltan Galantai, em uma revisão do trabalho de Kardashev, propôs uma extrapolação da Escala para um Tipo IV, uma civilização que aproveitasse até 1046W, ou seja, a energia potencial do universo visível. Tal civilização ultrapassa todos os limites possíveis de especulação científica, e é provavelmente inviável. Galantai argumentou que uma civilização de tal magnitude tecnológica jamais poderia ser detectada por sociedades menos avançadas, pois suas obras seriam indistinguíveis de eventos naturais.[1]
Contudo, Milan M. Ćirković ponderou que a classificação de "Tipo IV" talvez deva ser utilizada para se referir a uma civilização que tenha conseguido aproveitar toda a energia potencial de um superaglomerado estelar, o que, no caso da Terra e suas cercanias galáticas, significaria aproximadamente 1042 W

5 comentários:

  1. Realmente muito interessante... Provavelmente quem veja isto agora, como nós, possamos pensar, "bom, isto aqui é tudo ficção ciêntifica!" Mas poderá ser este o futuro da nossa civilização! Isto, claro, se entretanto não nos matarmos uns aos outros...

    ResponderEliminar
  2. bem muito fixe este conceito apesar daqueles cálculos todos do 4x10 elevado a não sei quantos ser tipo chinês para um leigo como eu! mas interessante seria tipo ver actualmente em que nível estamos... continuamos no I? Sim porque os outros níveis são exponencialmente massivos em termos de diferenças de escala... o tipo II já sobe para a energia aproveitada por uma estreia... no nosso caso o Sol, que obviamente não conseguimos aproveitar na totalidade... nem a da própria terra quanto mais... é uma escala um pouco avançada quando comparada com o que realmente atingimos... engraçado será questionar... haverá ai algures outra civilização num estado mais avançado?

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, se quiseres saber mais sobre assunto podes pesquisar na Wikipédia, de preferência em inglês que contem mais info... Actualmente nem se quer estamos no Tipo I, espera que cheguemos lá daqui a 100 anos. Sem duvida que a questão de saber, será que alguém já lá chegou a alguns destes tipos, é uma excelente questão! Mas na qual não podemos responder por desconhecimento. Ainda assim, para quem quiser por curiosidade, passar pela Wikipédia, vê lá civilizações de ficção cientifica, como a do "Star Wars", e em que tipo se encontram... Quanto à questão "Matematica", digamos assim,10 elevado a 1 = 10 4x10= 40, 10 elevado a 2 = 100, 100x4=400, 4x10 elevado a 17 = 100000000000000000x4... para ser mais simples escreve se então o 4x10 elevado a qualquer X.

    ResponderEliminar
  4. não percebi nada mas ok! lol explica-me como se eu fosse uma criança de 4 anos!

    ResponderEliminar
  5. Que parte não percebeste? a das contas? Posso voltar a explicar mas acho que já... Ainda assim, muito simplesmente, imagina 400, é igual a 40 x 10 certo? (podes confirmar na maquina calculadora...). Ou seja, representam o mesmo numero... ou 4 x 100, que também representa 400. agora, 10 x 10 = 100 certo? e 10 x 10 é a mesma coisa que dizer 10 elevado a 2. Sendo assim, para representar 400 podemos dizer, 400, 40 x 10, 4 x 100 ou ainda 4 x 10 elevado a 2... Vamos lá perceber, nem é nada muito complicado...

    ResponderEliminar