Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Advogado do Diabo

(from Wikipedia)

Advogado do Diabo é uma expressão da linguagem popular.

Antigamente, durante o processo de canonização pela Igreja Católica havia um Promotor da Fé (Latim Promotor Fidei), e um Advogado do Diabo (Latim advocatus diaboli), papéis desempenhados por advogados nomeados pela própria Igreja. O primeiro apresentava argumentos em favor da canonização o segundo fazia o contrário, ou seja, argumentava contra a canonização do candidato; era seu dever olhar cepticamente o processo, procurando lacunas nas provas de forma a poder dizer, por exemplo, que os milagres supostamente feitos eram falsos, etc.

O ofício de Advogado do Diabo foi estabelecido em 1587 e foi abolido pelo Papa João Paulo II em 1983. Isto causou uma subida dramática no número de indivíduos canonizados: cerca de 500 canonizados e mais de 1300 beatificados a partir desta data, enquanto apenas houvera 98 canonizações no período que vai de 1900 a 1983. Isto sugere que os Advogados do Diabo, de facto, reduziam o número de canonizações. Alguns pensam que terá sido um cargo útil para assegurar que tais procedimentos não ocorressem sem causa merecida, e que a santidade não era reconhecida com muita facilidade.

Hoje em dia o termo tem vindo a designar uma pessoa que discute a favor de um ponto de vista no qual não acredita, mas que o faz simplesmente para apresentar um argumento. Este processo pode vir a ser utilizado para testar a qualidade do argumento e identificar erros na sua estrutura.

2 comentários:

  1. Algo muito engraçado, pois se reflectirmos bem, quem é o Advogado do Diabo hoje em dia se não o Advogado da defesa contra algumas acusações, muitas das vezes, já predeterminadas antes dos julgamentos? Imaginem por exemplo um advogado de Carlos Cruz ou mesmo do Kahn ou Seabra? Muitas das vezes sabem que seu réu será condenado (com culpa ou simplesmente porque tudo esta contra eles) e tentam muitas vezes com detalhes no caso ou de outras formas a absolvição, anulação, ou redução da pena!

    ResponderEliminar
  2. ora exactamente estes Promotores da Fé e Advogados do Diabo foram os pioneiros dos actuais advogados de Defesa e Acusação... claro que se pode dizer que a "defesa" tem sempre um trabalho mais difícil porque tem de apresentar argumentos que sejam suficientemente fortes para descredibilizar a acusação... afinal apontar e dizer "este tipo fez isto, isto e isto" é muito fácil...
    Mas enfim mesmo os piores criminosos são seres humanos, e à lei das nossas sociedades, merecem ser tratados como tal, pelo que o mínimo que se pode fazer é ter alguém a defende-lo... e enfim em casos extremos, uma condenação de 25 anos, que seja reduzida para 20, graças à defesa, é uma pequena vitória...

    ResponderEliminar