Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Jovem amputa própria mão para colocar uma prótese




Milo, hoje com 26 anos, ficou muito conhecido na Austrália depois de um decisão considerada loucura por todos. Ele decidiu amputar sua mão que, apesar de visualmente intacta, estava completamente inerente, para colocar no lugar uma prótese biônica.

Há cerca de dez anos atrás Milo sofreu um acidente de moto e sofreu uma lesão no plexo braquial que deixou o braço sem movimento. Após cirurgia envolvendo transplante de tecidos musculares e nervosos conseguiu recuperar os movimentos de seu antebraço, porém a mão continuou paralisada.

Uma outra operação envolvendo transplante de tecidos musculares e nervosos foi feita em seu antebraço, na tentativa de recuperar os movimentos da mão, infelizmente sem sucesso, mas acabou aumentando o sinal elétrico de seu cérebro para seu antebraço, o que era suficiente para movimentar uma mão biônica, motivo que o fez tomar esta decisão tão polêmica.

Fabricada pela empresa alemã de Próteses Otto Bock, a prótese está ligada ao sistema nervoso central com dois sensores colocados na pele do antebraço, o que faz com que a mão biônica possa comprimir-se e agarrar objetos em resposta a sinais do cérebro.

“A operação vai mudar minha vida, estou há 10 anos com esta mão inerte e nada melhor pode ser feito”, disse Milo antes da cirurgia realizada no Hospital Geral de Viena.

Apesar das críticas geradas por esta decisão, Milo está feliz.

2 comentários:

  1. Acho que a única questão que fica é, e tu? Fazias o mesmo?

    ResponderEliminar
  2. bem é claro uma decisão polémica mas aqui entra a máxima de "o corpo é meu faço dele o que entender"... o rapaz não estava maluquinho, tomou a decisão em plena consciência e se tinha uma mão "inútil" e com esta cirurgia conseguiu recuperar alguma qualidade de vida, então acho que teve toda a legitimidade para o fazer! e se está feliz, é porque está satisfeito com os resultados!

    ResponderEliminar