Número total de visualizações de páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Fulcanelli - O Senhor Alquimista

De forma a que se entenda quem terá sido Fulcanelli, deve se primeiro explicar o que era o Alquimista e seus objectivos:

(from Wikipedia)

Alquimia é uma prática antiga que combina elementos de Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notas ao obter a pedra filosofal, uma substância mística. O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente.


Ora colocando isto, podemos então dizer, com cara de espanto, mas que raio é isso da Pedra Filosofal? Ou então, quem me dera a mim transformar Chumbo em Ouro! Ora antes de mais, uma pequena definição de Pedra Filosofal:


(from Wikipedia)


Pedra Filosofal (Lapis Philosophorum) era o principal objetivo dos alquimistas. Segundo a lenda, era um objeto que poderia aproximar o homem deDeus. Com ela o alquimista poderia transmutar qualquer metal inferior em ouro, como também obter o Elixir da Longa Vida[1] que permitiria prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado pelos alquimistas de "A Grande Obra" (ou "Opus Magna", em latim)


A busca por esta pedra filosofal é, em certo sentido, semelhante a busca pelo Santo Graal das lendas arturianas. Em seu romance Parsifal, Wolfram von Eschenbach associa o Santo Graal não a um cálice, mas a uma pedra que teria sido enviada dos céus por seres celestiais e teria poderes inimagináveis.


Posto isto, voltemos a Fulcarelli. 


(from Wikipedia)

Fulcanelli (1839 - 1923) é o pseudônimo de um alquimista francês contemporâneo, autor de O Mistério das Catedrais (em 1926) e de As Mansões Filosofais(em 1930), duas famosas obras de alquimia. O seu discípulo Eugene Canseliet, um pouco antes de falecer, revelou importantes detalhes para a sua identificação.

[editar]Vida

Segundo Canseliet, Fulcanelli foi um antigo aluno da Escola Politécnica de Paris[1], nascido em 1839 e de nacionalidade francesa. Durante a guerra Franco-Prussiana (1870-1871) defendeu Paris sob as ordens do arquiteto Eugène Viollet-le-Duc, tenente-coronel na Legião dos engenheiros auxiliares da Guarda Nacional parisiense, formada pelos engenheiros politécnicos de Pontes e Calçadas, o que significa que Fulcanelli só podia ser um destes engenheiros.
Das pesquisas efectuadas aos engenheiros, demonstrou-se, efectivamente, que Paul Decœur(1839-1923)[2] foi o único engenheiro de Pontes e Calçadas nascido em 1839 que esteve presente na defesa de Paris durante o cerco. Além disso, vários outros pormenores evidenciam este homem como sendo o verdadeiro Fulcanelli. Aliás, na entrevista que concedeu ao jornalista Bernard Lesueur, do Le Figaro, entre 12 e 13 de Junho de 1965, Canseliet afirma que Fulcanelli desapareceu pouco antes da publicação do seu primeiro livro, para passar a viver na clandestinidade em 1923, o ano da sua morte oficial[3] e que só lhe voltou a aparecer em 1952, na cidade espanhola de Sevilha.
Em Setembro de 1922, após produzir a Pedra Filosofal, operou com o seu discípulo, na presença do pintor Julien Champagne (1877-1932) e do químico Gaston Jean-Baptiste Sauvage (1897-1968), uma transmutação de cem gramas de chumbo em ouro no laboratório da fábrica de gás de Sarcelles.

5 comentários:

  1. Bom, aqui fica a "lenda" de um dos homens que conseguiu, finalmente, produzir a pedra filosofal e transformar Chumbo em Ouro! Nunca se saberá se é verdade ou não(?) mas uma coisa é certa, quem dera a cada um de nós podermos produzi la e ter toda a riqueza do mundo e ter a vida eterna!

    ResponderEliminar
  2. bem isto até está engraçado mas algo incompleto... o parágrafo sobre o Fulcanelli está muito generalizado concerteza há mais informações sobre a vida do homem que seriam também interessantes saber... e quê transformou chumbo em ouro de um dia para o outro? e criou a Pedra Filosofal do nada? decerto que não! mas bem é pegar no livro dele e tentar fazer o que ele fez!

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo, isto é só uma lenda. Se queres saber como foi feito e tal bem vais ficar desiludido pois não vais encontrar! E sobre a vida dele, não coloquei nada pois não era minha intenção, mas podes procurar na WEB que deves encontrar! Eu aqui basicamente quis introduzir o tema da alquimia e sobre a lenda de alguém que conseguiu o objectivo da mesma...

    ResponderEliminar
  4. não aceito! quero aprender a transformar chumbo em ouro facilmente!

    ResponderEliminar
  5. Ai queres? Então Investiga! E se encontrares, da-me ai a receita que eu também quero!

    ResponderEliminar