Número total de visualizações de páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Um teste do envelhecimento

Gostava de saber quantos anos de vida ainda lhe restam? Então saiba que, em breve, estará disponível um exame capaz de o determinar.







Chama-se Life Lenght, o mesmo é dizer, numa tradução literal, comprimento da vida. É este o nome de uma empresa espanhola que oferece um serviço inédito: um teste capaz de medir o envelhecimento celular. Ou seja, um exame de sangue que é consegue avaliar o que os anos de maus hábitos – tabaco, álcool, alimentação - fizeram ao corpo, determinando quantos anos de vida ainda temos pela frente. É que, para além da idade cronológica, aquela que consta nos documentos que nos identificam, todos temos ainda uma idade biológica.
A empresa é recente. Fundada em Espanha em Setembro de 2010, é especializada na medição dos telomeros, o mesmo é dizer, uma espécie de tampinhas que protegem as extremidades dos cromossomas, evitando que se deteriorem no momento da divisão celular. À medida que as células se multiplicam, o tamanho dos telomeros reduz-se, convertendo-se, acreditam muitos especialistas, em marcadores da idade biológica, um relógio que marca as horas que ainda temos de vida.
Para fazer o teste, que deverá estar disponível para comercialização, na Europa, até ao fim deste ano, é apenas necessária uma amostra de sangue.
Quanto aos resultados, têm por base anos de investigação, que concluiu que indivíduos mais saudáveis são os que apresentam telomeros mais compridos.

2 comentários:

  1. Algo interessante, pois levanta uma questão algo complexa: Se alguém soubesse quando vais morrer, querias saber ou não? Será que por saberes que vais morrer dentro de pouco tempo irias viver de outra maneira, ou pensar de outra maneira? Pessoalmente, não queria saber!

    ResponderEliminar
  2. já tinha lido sobre isto e realmente é uma questão que se coloca... mas isto talvez fizesse mais sentido em casos de pessoas com doenças com morte certa... talvez aí quisessem saber... e enfim isto não passa de uma estimativa... já todos ouvimos casos em que médicos davam como certo um paciente morrer em 2 ou 3 ou 6 meses e há casos em que as pessoas duram anos!

    ResponderEliminar