Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jovem vendeu rim para comprar iPad



Um adolescente chinês da província de Anhui vendeu um dos rins para comprar um iPad 2, noticiou a televisão chinesa Dongfang. Local onde foi feita a extracção havia sido alugado a um empresário que entretanto desapareceu.
Xiao Zheng, de 17 anos, queria há algum tempo um iPad 2 mas o preço do aparelho estava além das suas possibilidades. O jovem encontrou na Internet um agente disposto a comprar o dos seus rins e viajou para a província de Hunan, no centro da China, para realizar uma cirurgia no hospital local.
Com os 22 mil yuan (2300 euros) que recebeu pela cirurgia, Zheng comprou o novo iPad 2 e um iPhone e regressou a casa.

A mãe do jovem disse desconhecer os planos do filho. "O Xiao chegou a casa com um computador e um telefone da Apple. Primeiro, não quis dizer-me onde tinha arranjado tanto dinheiro, mas depois confessou ter vendido um rim para comprar as coisas", afirmou a mãe ao canal televisivo Dongfang.

Depois de saber a verdade, a mãe do adolescente viajou com o filho até ao hospital onde tinha sido feita a cirurgia apenas para descobrir que o espaço tinha sido alugado para uso comercial a um empresário da província de Fujian.

A saúde de Zheng está a piorar a cada dia e a sua mãe espera encontrar os responsáveis que fizeram mal ao filho.

O caso volta a chamar as atenções para o tráfico de órgãos na China. Em 2007, Pequim baniu o tráfico de órgãos e introduziu um sistema de doadores voluntários para tentar combater o mercado negro.

3 comentários:

  1. bem este caso é surreal e assustador! não tarda quê vende o outro rim para comprar a nova consola da Sony não? lol... e já agora intriga como o rapaz conseguiu fazer isto tudo debaixo do nariz dos familiares e como conseguiu ausentar-se para fazer isto! agora o pior claro é encontrar os responsáveis...

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu cá acho esta história bastante engraçada... E culpo especialmente os preços loucos dos iPads! Realmente, só vendendo um rim a gente os compra!

    ResponderEliminar