Atualmente, apesar da avançada tecnologia, as lâmpadas parecem que não duram tanto como antigamente. A prova disso é essa lâmpada, que está acessa há mais de 100 anos.
Nos tempos de avançada tecnologia, existem artefatos do passado que nos surpreendem. Na cidade norte-americana de Livermore, no estado da Califórnia, encontra-se a lâmpada mais velha do mundo ainda em uso, que está acessa há 110 anos
A ‘heroica’ lâmpada tem surpreendido o mundo por sua capacidade de funcionar desde o ano de 1901, quando foi instalada em um quartel dos bombeiros. Desde que foi acesa pela primeira vez, deixou de funcionar apenas duas vezes: quando o quartel ficou sem energia elétrica, e quando o quartel foi transferido para um novo prédio.
Esta ‘rareza’ conta com um filamento de carbono, totalmente isolado por uma esfera de vidro, que a mantém no vácuo. Também, gasta apenas 4 watts.
Este curioso vestígio do passado é considerado pelos cidadãos como uma das mais importantes atrações turísticas da cidade. Todo mundo quer ver a lâmpada que segue funcionando ao longo de mais de um século. Além disso, a longevidade desta lâmpada histórica foi reconhecida pelo Guinness Book e a cada ano a ‘incansável’ lâmpada recebe uma homenagem.
Algo engraçado a meu ver... Se à um "pilar" do capitalismo, é que para uma empresa ter sucesso continuado, o ideal é ter um produto que as pessoas periodicamente necessitam! A questão fica agora, será que era possível, por exemplo, lâmpadas duradouras? E porque não fomos por esse caminho?
ResponderEliminarbem realmente uma "história" curiosa lol... e claro boa questão levantada aí amigo há claro muitos aparelhos que têm um tempo de vida limitado por impedimentos "naturais"... mas será que em certas coisas por exemplo não é uma estratégia das empresas para nos obrigar a comprar determinado produto uma e duas e três vezes de x em x anos? E assim de repente lembro-me por exemplo das baterias! Hoje em dia é uma quantidade incrível de aparelhos que usa baterias que ao fim de um/dois anos estão completamente gastas e viciadas... será que já não há conhecimento para fabricar uma bateria inesgotável? ou preferem lançar as vulgares baterias e lucrar mais uns milhões?! lol quanto à lâmpada, uma verdadeira heroína!
ResponderEliminar