Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Diabo em arte?!

Restauradores de arte descobriram a figura de um diabo escondida nas nuvens de um dos mais famosos frescos de Giotto, na Basílica de S. Francisco de Assis, revelou fonte oficial daquela igreja, este sábado.

O diabo está escondido nos pormenores das nuvens no fresco número 20 de uma sequência que conta a vida e a morte de S. Francisco de Assis, pintada por Giotto, no século XIII.

A descoberta, feita pelo historiador italiano Chiara Frugone, mostra o perfil de uma figura de nariz em forma de gancho, um sorriso malicioso e cornos negros escondidos nas nuvens no painel que representa a morte de S. Francisco.
(imagem original)
A figura é difícil de ver do chão da basílica, mas nota-se perfeitamente numa ampliação de uma fotografia ao trabalho do mestre, considerado um dos mais importantes do renascimento italiano.
Segio Fusetti, o restaurador-chefe da basílica, disse que Giotto deve ter pintado a imagem do diabo entre as nuvens "por diversão", porque certamente não quereria que essa figura fosse parte importante do fresco.
Fusetti estima que Giotto tenha pintado aquela figura para desdenhar de alguém que conhecia, representando-o como diabo na pintura.
(imagem ampliada)
O trabalho artístico da basílica do convento onde S. Francisco está enterrado foi restaurado depois dos estragos severos que sofreu no sismo de 1997.

(imagem do Diabo)


Fonte: JN

5 comentários:

  1. bem que descoberta, pintar estas obras de arte é por si só fantástico, encontrar estes pequenos detalhes é ainda mais!

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente já tinha visto esta noticia e não achei nada de mais... Quase todos os dias pessoas vêem a cara de Jesus nas torradas e cá para mim este caso é mais um desses...

    ResponderEliminar
  3. lol não tem nada haver pá então isto foi descoberto por gajos ligados a estas coisas não foi pela zezinha ali da esquina! e claro que é uma coisa importante então num quadro religioso surgir uma coisa destas é no mínimo curioso!

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo não é nenhuma "prova" ter sido descoberto por alguém, seja lá quem for, uma figura, que vista de um determinado ângulo, seja o retrato de alguém, e ainda por cima esse alguém seja o diabo! É uma autentica estupidez, trata se apenas de um formato que nós como ser humanos, tendemos a identificar como "cara" e depois ainda lhe juntamos mais algum aspectos, como o chifre ou lá o que é, que nos interessa para o nosso argumento e pimba, é o que queremos, o famosos diabo! Não é minimamente esclarecedor, quanto a mim é apenas um formato arbitrário da nuvem que se parece com algo, nada mais! Mas que no mínimo se pareça com uma cara tudo bem... Ainda por cima é o diabo? é uma loucura! Enfim, cada um acredita no que quer!

    ResponderEliminar
  5. bem de qualquer maneira, há ali claramente uma figura distinta e diferente do resto que a pintura retrata, uma cena religiosa! E numa cena dita religiosa, uma figura daquelas, é no mínimo curioso! Está é tão bem disseminado no resto do quadro que passa despercebido! agora faz claro todo o sentido, já não é a primeira vez que em quadros famosos ainda hoje se fazem descobertas que mudam por completo a ideia que se tem do quadro, ou até da real identidade de quem o pintou! Não é o caso deste, mas o certo é que descobriram algo deste quadro até agora desconhecido! agora realmente o que representa ou a intenção do pintor em ter feito isto só ele o saberia e claro cada um interpreta à sua maneira! Isto cada um vê um quadro de maneira diferente, a arte é mesmo isso!

    ResponderEliminar